O padre que há 27 anos está na política. Primeiro como prefeito e depois como deputado estadual. Ordenado em 1985 por Dom José Gomes em Caxambu do Sul, o deputado estadual pelo PT, Padre Pedro Baldissera completa nesta quinta-feira (5), 39 anos de sacerdócio.
Ele adotou como como lema sacerdotal “O Senhor me enviou para anunciar a boa nova aos pobres e restituir a liberdade aos oprimidos” (Lucas 4:18).
Filho dos agricultores familiares Artério (In Memoriam) e Rosa Baldissera (In Memoriam), de Chapecó, Padre Pedro Baldissera ganhou projeção nacional em 2017, quando conseguiu acabar com as aposentadorias de mais de R$ 30 mil, pagas aos ex-governadores de SC e de R$ 15 mil às suas viúvas.
Foi o primeiro parlamentar do País a conseguir extinguir o benefício, numa luta de 12 anos que resultou na emenda que impede qualquer salário vitalício desse tipo destinado aos ocupantes do cargo.
Como deputado estadual é autor de 53 Leis e quatro Emendas Constitucionais. Tornou-se referência na defesa ambiental e da agroecologia.
A primeira experiência na política foi como prefeito de Guaraciaba no mandato de 1997 a 2000. Em 2002, foi eleito para o primeiro mandato de deputado estadual.