Nesta quinta-feira, 5, Bombinhas sediará o lançamento oficial da Underwater Cellar Bombinhas, a primeira adega de maturação de vinhos no fundo do mar do Brasil. Localizada entre as praias do Ribeiro e de Bombinhas, a iniciativa é uma parceria entre Renieri Balestro, fundador da empresa de mergulho Patadacobra, e Eduardo Lazzarin, sommelier e proprietário da adega Catta Wines.
A proposta une ineditismo mundial científico, já que é a única no mundo implementada com monitoramento técnico, valorização dos produtos catarinenses, e potencial turístico do estado.
A técnica de maturação subaquática é bastante rara e exclusiva, utilizada em poucos países, destacando-se França, Espanha, Austrália e Itália. Consiste no armazenamento de garrafas de vinho a uma profundidade de 10 a 15 metros no oceano.
O ambiente marinho oferece condições únicas para o envelhecimento, como ausência de luz, temperatura estável e o movimento contínuo das ondas, que aceleram o processo e confere sabores diferenciados aos vinhos. As garrafas são monitoradas 24 horas e retiradas periodicamente para análise química e sensorial, com apoio da Epagri e de instituições científicas.
Projeto iniciado há quatro anos
A iniciativa vem sendo desenvolvida ao longo de quatro anos, tempo em que licenças ambientais e parcerias foram constituídas, com apoio da Marinha do Brasil. O projeto integra vinhos de diversas vinícolas da Serra Catarinense, e algumas vinícolas gaúchas, conectando o litoral ao enoturismo serrano, com foco em ciência e sustentabilidade.
Além disso, a estrutura subaquática atua como recife artificial, contribuindo significativamente para a preservação da vida marinha.
O lançamento institucional tem o apoio técnico e operacional da Prefeitura Municipal de Bombinhas, do parlamento estadual e do Governo do Estado, tendo como padrinhos a Deputada Estadual Paulinha e o Prefeito Paulinho.
O presidente da Associação Vinhos de Altitude, Diego Censi, além de instituições como a Epagri e a Secretaria de Estado do Turismo, também participam da iniciativa.
Vinícolas no Lançamento
O lançamento terá vinícolas catarinenses como Pericó, Suzin, Monte Agudo, Gaudio, Villagio Conti, Hiragami e Santa Augusta, bem como outros produtores nacionais e internacionais, incluindo a Tenuta Malucelli, da Itália, e as gaúchas Arte Líquida, Alba Destilaria e Vita Eterna.
Todas as vinícolas envolvidas compartilham o estilo boutique, priorizando a qualidade de seus produtos sobre a quantidade.
As primeiras garrafas extraídas da adega serão saboreadas por um seleto grupo de convidados, em um dos locais mais exclusivos de Santa Catarina, na residência Mazafferro, que também abre suas portas pela primeira vez para um evento dessa natureza.
Incentivo ao Turismo
Outro efeito do lançamento da adega subaquática será o crescimento do turismo nacional, com a criação de roteiros de degustação e mergulho. A iniciativa vai fortalecer a economia regional, criar novas oportunidades de emprego e impulsionar pesquisas científicas, destacando Santa Catarina como um polo de inovação enológica.
O propósito também é incentivar a instalação de novas adegas subaquáticas em outras regiões do Brasil.