A deputada federal Geovânia de Sá (PSDB), comemorou nesta semana evolução de pautas defendidas ao longo de seus mandatos. Entre elas está a inclusão da construção de túneis no Morro dos Cavalos através da renegociação do contrato com a Arteris Litoral Sul, concessionária do trecho na BR-101.
O projeto para a construção de túneis é de 2010 e completa então 14 anos sem sair do papel. O assunto voltou à tona com força neste ano após a interrupção da BR-101 em razão de desabamentos no Morro dos Cavalos.
“A questão ambiental e indígena já estão pacificadas e são matérias vencidas. O que está em pauta agora é levar o projeto do túnel adiante. O ministro Renan Filho já deu o sinal verde para isso”, explica a deputada.
A confirmação de inclusão do projeto dos túneis na renegociação do contrato com a concessionária da BR-101 aconteceu na última quarta-feira pelo deputado Valdir Cobalchini (MDB), presidente do Fórum Parlamentar Catarinense.
O ministro Renan Filho participou de reunião com deputados e senadores de Santa Catarina que compõem o Fórum.
O contrato com a concessionária, que é de 30 anos, deve ser esticado com o estabelecimento de mais melhorias na rodovia, entre elas a construção dos túneis.
Geovânia de Sá está em seu terceiro mandato. Eleita pela primeira vez em 2014, ela tem entre suas pautas assuntos como o Morro dos Cavalos, a Serra da Rocinha, APA da Baleia Franca e Aposentadoria Especial.
Em 2022, Geovânia ficou como suplente mas assumiu o mandato com a ida da titular, Carmen Zanotto para a Secretaria de Saúde do governo de Jorginho Mello.
Desde julho, ela teve que deixar a vaga para a titular, que retomou o mandato, mas continuou participando de reuniões e conversas em Brasília.
Com e eleição de Carmen Zanotto para a prefeitura de Lages, ela terá que renunciar tornando Geovânia de Sá novamente deputada efetiva para os próximos dois anos de mandato.