A filiação do suplente de deputado estadual, Gerri Consoli ao Republicanos vai colocá-lo em lado oposto ao de seu apoiador na eleição de 2024 em Rio do Sul.
Isso porque, o ex-prefeito José Thomé (PSD), deve ser candidato a deputado estadual em 2026. A informação começou a circular nos bastidores após a confirmação da filiação de Consoli ao Republicanos na última sexta-feira (10).

Gerri Consoli assumiu como deputado em 2023 com a licença de Júlio Garcia (PSD)
FOTO: Vicente Schmitt/Agência AL
Gerri Consoli é suplente de deputado e assumiu a organização do partido na região do Alto Vale do Itajaí, configurando que também pode disputar uma vaga na Alesc em 2026.
José Thomé foi eleito prefeito de Rio do Sul em 2016 pelo PSDB e reeleito em 2020 pelo PSD. Em 2024, apoiou a candidatura de Gerri Consoli para a prefeitura da cidade mas Gerri resultou derrotado para o candidato do PL, Manoel Arisoli Pereira.
O Republicanos, sob o comando do deputado federal Jorge Goetten de Lima e do vice, Juca Mello, irmão do governador Jorginho Mello, trabalha alinhado ao projeto de reeleição do governador Jorginho Mello (PL).
O PSD tem o prefeito reeleito de Chapecó, João Rodrigues, como pré-candidato ao governo.
Existem teses nos bastidores políticos sobre a possível união dos dois partidos para a disputa eleitoral de 2026.
Por ora, tanto o PSD quanto o PL e o Republicanos trabalham na organização de pré-candidaturas proporcionais.