
Navio MSC Vilda é a maior embarcação já atendida pelo Porto de Imbituba
Sob bandeira Liberiana, o MSC VILDA X tem 42,8 metros de largura (boca) e é capaz de transportar em torno de 9.600 contêineres de 20 pés (TEU). A grandiosidade do navio foi acompanhada por diversos moradores e turistas ao longo do dia, que registraram a presença do gigante.
“Essa escala reflete a qualidade da logística catarinense, que trabalha para alcançar novos patamares e tem no Porto de Imbituba uma contribuição fundamental para o desenvolvimento de toda uma região, que é o nosso sul catarinense”, ressaltou o governador Jorginho Mello.
A embarcação integra a linha internacional de contêineres denominada Carioca, que conecta a costa leste da América do Sul com a Ásia. A linha passou a fazer escala em Imbituba em novembro do ano passado e representa a retomada da conexão de longo curso de contêineres com o continente asiático. Dentre as cargas movimentadas nesta estadia em Santa Catarina, estavam principalmente a madeira e a celulose em contêineres para exportação.
O secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias de Santa Catarina, Ivan Amaral, destaca que o Porto de Imbituba vem se preparando para momentos como esse.
“A passagem do MSC Vilda X é um momento histórico para a logística do sul catarinense e demonstra que, com estrutura e investimentos, Imbituba é uma opção para os navios de grande porte, que fazem parte do futuro da navegação internacional”, afirmou o secretário.
A agência marítima Wilson Sons foi a responsável pelo navio e a operação ficou a cargo da Santos Brasil, arrendatária do Terminal de Contêineres de Imbituba. Já as manobras de entrada e saída do Porto tiveram o suporte de práticos da Imbituba Pilots e rebocadores da Wilson Sons e Saam Towage.
A gerente de Operações Portuárias do Porto de Imbituba, Cássia Reis, avaliou que tanto a atracação e desatracação do navio quanto a operação portuária ocorreram conforme o esperado e dentro dos prazos previstos.
“A estadia deste navio indica que o Porto de Imbituba está preparado para atender grandes navios e ratifica o protagonismo de Santa Catarina na logística, com ênfase no modal marítimo, que resulta em um estado com cada dia mais empregos e geração de renda”, complementou Cássia.