VÍDEO: Cutucada em Jorginho e reafirmação de pré-candidatura ao governo. O discurso de João Rodrigues - Karina Manarin

VÍDEO: Cutucada em Jorginho e reafirmação de pré-candidatura ao governo. O discurso de João Rodrigues

O velho questionamento sobre a possibilidade de união entre PSD e PL para a disputa pelo governo do estado nas eleições do próximo ano começa a ter respostas a partir das atitudes do prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD). Se for por ele, a hipótese está descartada desde já e com um abismo entre os dois partidos.

 A afirmação tem por base o discurso de João Rodrigues ao  não somente descartar candidatura ao senado e repetir que é pré-candidato ao governo do estado como marcar data para o lançamento. Será no dia 22 de março em Chapecó.

Foi durante o fim de semana na casa de veraneio do prefeito, com a presença maciça de lideranças do PSD, demonstrando o apoio irrefutável que ele tem de sua própria base, além de lideranças de outros partidos como o MDB, PP e Novo. João Rodrigues se demonstra combativo ao afirmar que vai “enfrentar o sistema”, cutucando indiretamente o atual governador Jorginho Mello (PL) , seu principal adversário na disputa pelo governo do estado até o momento.

 “Fui vitima do sistema eu não me entrego. Vou enfrentar o sistema para que a normalidade volte em Santa Catarina”, disse em um trecho de sua fala. Recentemente, o prefeito de Chapecó acusou o delegado-geral da Polícia Civil, Ulisses Gabriel, de “perseguição política” e de utilizar a estrutura da Polícia para “perseguir adversários”. 

Rodrigues faria uma denúncia sobre o caso ao Ministério da Justiça. 

Somente por esse trecho do discurso de João Rodrigues, há de se perceber que qualquer aproximação entre ele e o governador Jorginho Mello torna a distância entre ambos quase inatingível. Mas ele citou também o ex-governador e senador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, disse ser ele um estadista e elogiou a postura adotada, direcionando mais uma espetada em Jorginho Mello.

 “Saudade do tempo de Luiz Henrique da Silveira, um estadista. Respeitava os adversários e mesmo nos piores momentos jogou com lealdade com qualquer um.  É isso que precisamos retomar no estado”, alfinetou 

Mais que isso, outro ponto relevante na fala de Rodrigues, é quanto a disputa entre “direita” e “esquerda”, antecipando que a eleição que se avizinha não deve ter o mesmo tom das duas últimas, quando Santa Catarina elegeu o “candidato da direita”.

 Essa é a principal aposta de Jorginho Mello, que tem Jair Bolsonaro em seu partido, o PL.  Ocorre no entanto, que João Rodrigues tem uma estreita relação com Jair Bolsonaro com quem conversa frequentemente. 

“ Na eleição em Santa Catarina a discussão não é esquerda contra direita mas de  capacidade contra capacidade, gestão contra gestão”, enfatizou Rodrigues durante o discurso.

Com sua fala, João Rodrigues firma o pé como pré-candidato ao governo de Santa Catarina, e entra em um caminho quase em volta nas conversas para cenário eleitoral de 2026, praticamente descartando aliança com o PL de Jorginho Mello.

A participação de lideranças do MDB, PP e Novo no evento em Itapema na casa de temporada do prefeito, também indica que João Rodrigues está ciente sobre o fato que andorinha só não faz verão e já busca aliados que apostem em sua proposta. 

A julgar pelo evento do fim de semana, a hipótese de coligação entre o PSD e o PL para as eleições do próximo ano parece que só poderá ser levada em consideração caso João Rodrigues não esteja no cenário eleitoral de 2026. 

Veja uma parte do discurso:

Mais Vistos

Receba notícias diretamente no seu Whatsapp!

Entre no grupo do Whatsapp pelo link público.