Projeto de lei quer uma árvore plantada em área pública para cada residência de Santa Catarina - Karina Manarin

Projeto de lei quer uma árvore plantada em área pública para cada residência de Santa Catarina

O primeiro projeto de lei de 2025 protocolado pelo deputado Padre Pedro Baldissera (PT) na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) propõe o plantio de espécies nativas de árvores em áreas públicas com a criação do Programa Estadual de Reflorestamento Proporcional ao Número de Domicílios. O programa prevê o reflorestamento em áreas públicas de forma proporcional ao número de domicílios em cada município do estado.

Padre Pedro Baldissera FOTO: Bruno Collaço/Agência Alesc

“Para cada casa de Santa Catarina, uma árvore plantada em área pública. Assim nós pretendemos cultivar 3,5 milhões de árvores, que é o número de residências no nosso Estado, de acordo com dados do IBGE de 2022”, explica Padre Pedro. “É uma iniciativa simples, mas poderosa: para cada casa, uma árvore plantada! O objetivo é claro: promover o reflorestamento com espécies nativas.”

De acordo com Padre Pedro, Santa Catarina enfrenta desafios ambientais graves, como o desmatamento e a crise climática. “O reflorestamento é uma das estratégias mais eficazes para combater o aquecimento global, proteger a biodiversidade e garantir água de qualidade para as futuras gerações”, disse.

O impacto do plantio de árvores nativas, para Padre Pedro, seria gigantesco: “Mais ar puro, menos erosão, mais sombra, mais vida! Sabemos que plantar uma árvore é plantar esperança. E que cuidar do meio ambiente é cuidar da nossa própria casa.”

O projeto de lei, que deve passar pelas comissões temáticas da Alesc antes de ser votado em plenário, prevê que a execução das ações de reflorestamento será de responsabilidade dos municípios, em articulação com o governo do Estado. A produção das mudas será feita prioritariamente pelas escolas agrícolas estaduais, que atuarão como núcleos de apoio à execução das ações, com suporte técnico do governo estadual.

Mais Vistos

Receba notícias diretamente no seu Whatsapp!

Entre no grupo do Whatsapp pelo link público.