Os bastidores da visita de Kassab; A ligação de Bolsonaro para Jorginho Mello; Mourão com o alternativa de terceira via - Karina Manarin
Os bastidores da visita de Kassab; A ligação de Bolsonaro para Jorginho Mello; Mourão com o alternativa de terceira via

Os bastidores da visita de Kassab; A ligação de Bolsonaro para Jorginho Mello; Mourão com o alternativa de terceira via

A impressão que fica sobre a visita de Kassab

Quem  acompanhou a coletiva do presidente nacional do PSD em Florianópolis, Gilberto Kassab, se deparou com um líder firme em suas convicções, principalmente quando o assunto são as candidaturas a presidência da República e ao Governo de Santa Catarina para as eleições do próximo ano. A presença de Kassab em Santa Catarina foi o primeiro passo de um roteiro pelo Brasil, visando a preparação para 2022. O cenário atual demonstra certa polarização entre o atual presidente, Jair Bolsonaro e o ex-presidente Lula, do PT, ambos em franca pré-campanha. Não é segredo para ninguém que o sonho de vários partidos passa a ser a construção de uma terceira via com condições de competitividade e Kassab apresentou o atual presidente do senado, Rodrigo Pacheco como alternativa. O discurso apresentado é que o PSD é um partido de centro com raízes no social. “Somos de centro com educação , saúde e segurança e economia com viés liberal, sem ser fisiológico mas ideológico” , enfatizou Kassab,revelando o o tom da campanha. Mesmo com toda a construção e com a habilidade política conhecida de Kassab, há de se lembrar que definições costumam acontecer muito próximo ou somente nas convenções. Sendo assim, o discurso de Kassab por ora, soa mais como tentativa de fortalecimento do PSD, com condições de eleição de expressivo número de deputados e alguns governadores do que a real chance de ter um candidato à presidência da República.

 Lado de cá e de lá

O PSD de Santa Catarina tem quatro pré-candidatos ao governo do estado para as eleições do próximo ano. Coincidência ou não, na reunião de sexta-feira em Florianópolis, Raimundo Colombo ficou a direita de Kassab e os outros três: Napoleão Bernardes, Adeliana DalPont e João Rodrigues sentaram à esquerda, e lado a lado.

 Agenda

Questionado sobre a agenda em Santa Catarina, Gilberto Kassab confirmou apenas a visita ao ex-senador Jorge Bornhausen na tarde de sexta-feira. Extraoficialmente no entanto, correu a informaçào que ele teria visitado o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro e o presidente do Republicanos em Santa Catarina, deputado estadual Sérgio Motta.

 

Empolgado

O prefeito de Chapecó, João Rodrigues mostrou-se mais empolgado com a possibilidade de concorrer ao governo do Estado em 2022. Avisou inclusive que a possibilidade de renunciar a prefeitura é mais que 45%.

 No evento

O vice-prefeito de Criciúma, Ricardo Fabris, que assumiria a prefeitura caso o titular, Clésio Salvaro, do PSDB resolva concorrer nas eleições de 2022, também compareceu ao evento do PSD sábado em Florianópolis. Nos bastidores já corre a informação que Fabris poderia concorrer a uma cadeira na Assembleia nas eleições do próximo ano o que poderia não ser pelo PSD.

Alternativa

Nos bastidores políticos nacionais já surge a possibilidade de o atual vice-presidente da República, Hamilton Mourão constitui uma terceira via para concorrer no próximo ano à presidência da República. A conferir.

 

Na estrada

A Festa da Colônia Azambuja, realizada neste fim de semana em pedras Grandes, não teve a presença de público mas reuniu políticos, inclusive o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro e a presidente estadual do PSDB, Geovânia de Sá, além do prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli e do pré-candidato à deputado estadual pelo PP da Amurel, Pepê Collaço. Nos últimos dias, Ponticelli incluiu Pepê Collaço na agenda. 

Video

O senador Jorginho Mello continua trabalhando a ligação de sua imagem a do presidente Jair Bolsonaro. A intenção é consolidar a imagem de “candidato do Bolsonaro”na disputa eleitoral de 2022. Durante a última semana Jorginho Mello divulgou dois vídeos, um com o filho do presidente, o deputado Eduardo Bolsonaro e outro com o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, durante agenda em Blumenau. Neste domingo, Jorginho participou de evento em Joinville, a favor do voto auditável e recebeu ligação do presidente Bolsonaro, que tornou pública.

 

Bastidores

A questão em pauta no “candidato do Bolsonaro” em Santa Catarina envolve também a qual partido o presidente deve se filiar. Há entre as possibilidades o PP, de Esperidião Amin, o que daria fôlego  ao atual senador por Santa Catarina para disputar o Governo em 2022.

Bastiudores II

Com afirmação do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab que o partido não é nem nunca foi Governo e que o voto auditável é “balela”, a possibilidade de João Rodrigues ser o candidato de Jair Bolsonaro em Santa Catarina, pelo menos por ora, soa como estranha. Ou no mínimo diálogo divergente entre os líderes do PSD.

 

 

 

 

 

 

Mais Vistos

Receba notícias diretamente no seu Whatsapp!

Entre no grupo do Whatsapp pelo link público.