Homenagem para Luiz Henrique pode ter a presença de Moisés
O evento para convidados que acontece nesta quarta-feira em Florianópolis, onde será apresentado o documentário que conta a trajetória do ex-governador Luiz Henrique da Silveira pode ter pelo menos uma supresa. Nos bastidores, há informação sobre a possibilidade da presença do Governador Carlos Moisés da Silva. A pré-estreia está marcada para as 11 horas no BeiraMar Shopping, em Florianópolis e foram convidados deputados federais e estaduais do partido, prefeitos, vice-prefeitos, coordenadores regionais, presidentes municipais e os familiares e amigos próximos de LHS.Devem prestigiar o evento também , o presidente estadual da sigla, deputado Celso Maldaner, o presidente da Alesc, Moacir Sopelsa e o pré-candidato do MDB ao Governo de Santa Catarina Antídio Lunelli, além da suplente do senado, a viúva do homenageado, Ivete Appel da Silveira. O Governador Carlos Moisés da Silva, caso de fato participe, pode chegar acompanhado de deputados estaduais.A bancada há tempos não esconde a vontade de coligação com ele para as eleições deste ano em Santa Catarina.
Vontade
A vontade de deputados estaduais do MDB, de coligação do partido com o Governador Carlos Moisés do Republicanos, para as eleições deste ano, foi novamente manifestada na autoconvocação da executiva concretizada nesta terça-feira. Sem a presença do presidente, Celso Maldaner nem do primeiro e segundo vices, Edinho Bez e Antídio Lunelli, a reunião foi conduzida pela deputada Ada de Luca, terceira vice-presidente. A definição é de convocação do diretório para que haja votação da proposta de coligação com o Governador Moisés.
Ação e reação
A guerra no MDB ultrapassa os bastidores políticos e torna-se a cada dia mais explícita. Após o pré-candidato ao governo Antídio Lunelli ter realizado agenda em alguns municípios, houve reunião da bancada de deputados e prefeitos com o Governador Moisés, de onde saiu a autoconvocação da executiva estadual. O próximo passo é a convocação do diretório e a data prevista é o dia 10 de junho. No dia 11 está marcado o pré-lançamento da candidatura de Antídio Lunelli ao Governo.
Recuou
Diante da repercussão da declaração ao Estado contrária a redução da alíquota de ICMS, o senador Jorginho Mello, do PL, recuou. Em vídeo distribuído através das redes sociais nesta segunda-feira, ele disse que “sempre foi contra o aumento de impostos e que vai votar a favor do projeto que reduz o ICMS dos combustíveis no senado”. Pré-candidato ao Governo de Santa Catarina e com a principal bandeira focada no Bolsonarismo, Mello sentiu o primeiro baque ao declarar ser contrário a redução.
Homenagem
O advogado Alexandre Back recebeu na noite desta segunda-feira Moção de Aplausos da Câmara de Vereadores de Criciúma. A proposta é do vereador Antônio Córdova de Oliveira, o Toninho da Figueira, do PSDB, pelo relevantes serviços prestados à comunidade. Com história de vida que venceu com maestria e determinação os maiores obstáculos, Alexandre marca forte presença atualmente na área da advocacia. De família humilde, Back é o primogênito de quatro irmãos e morou na infância a adolescência no Bairro Pinheirinho, próximo a Ferrovia Tereza Cristina. Conseguiu o primeiro emprego como cobrador de ônibus aos 14 anos e foi aluno do Bairro da Juventude. Casou aos 19 anos e com 34 ingressou na Universidade. O primeiro curso foi de engenharia civil já que também trabalhou como encanador mas, mudou de rumo e se formou em direito. Trabalhando durante o dia e estudando a noite, na Universidade, contou com ajuda de bolsa de estudos da prefeitura. Atuante também em projetos sociais que tornaram-se a sua marca, Back tornou-se uma unidade na cidade também como alguém que realmente se preocupa com o social.
Apoio
Eduardo Zacarias, ligado ao MDB de Içara, oficializou apoio ao pré-candidato a deputado estadual pelo União Brasil, Márcio Búrigo.Na última sexta-feira, Búrigo esteve na região norte, onde também capitalizou apoio de lideranças, como a do ex-vereador Ademar Possamai de Jaraguá do Sul.
O adiamento da agenda de Lula em SC
A julgar pela movimentação em São Paulo nesta semana, o adiamento da agenda do ex-presidente Lula em Santa Catarina foi além da falta de local adequado para a realização de eventos e do mau tempo. A conversa por lá alinhavou a pré-candidatura de Décio Lima ao Governo do estado que tem apoio também de Gelson Merísio, do Solidariedade. Ocorre no entanto, que a presença de Lula em Santa Catarina seria para anunciar a pré-candidatura de Lima e para isso, algumas arestas precisam ser aparadas. A intenção é que representantes de todos os oito partidos da Frente Democrática marquem presença.
Não foi o PSB
A Frente Democrática é formada por oito partidos de esquerda entre eles o PSB, de Dário Berger e Jorge Boeira. Berger colocou o nome como pré-candidato ao Governo. A assessoria do senador aliás, confirmou que a agenda de Lula teria sido adiada em função de pedido do PSB já que Dário passou por uma cirurgia e não poderia participar. A julgar pelas conversas de bastidores no entanto, não foi exatamente esse o motivo da suspensão da visita do ex-presidente a Santa Catarina.
Finalmente
Finalmente o Secretário Estadual de Saúde, Aldo Baptista Neto vai estar na região sul para tratar da situação complicada com a falta de leitos de UTI para crianças. A agenda está prevista para esta quarta-feira com visitas a Tubarão e Criciúma. O Governador Moisés anunciou nesta semana a abertura de 68 leitos para crianças em todo o estado em prazo de 90 dias. O prefeito Clésio Salvaro , do PSDB, telefonou na noite de domingo para o Governador e pediu soluções para a situação que há pelo menos 15 dias se repete na região com crianças a espera de leitos. Em Criciúma, além do Hospital Santa Catarina, onde há previsão de sete novos leitos de UTI neo natal, no Hospital São José o projeto são UTIs pediátricas. O Secretário terá reunião também com representantes do São José.
Projeto Saúde
A Câmara de Vereadores de Criciúma deve avaliar nos próximos dias proposta que prevê convênio entre a prefeitura e Universidades do Sul para tentar a solução para a falta de médicos em postos de saúde. Atualmente, segundo o secretário de saúde, Arleu da Silveira, seria necessária a contratação de pelo menos dez médicos mas não há profissionais que aceitem as condições de trabalho por 40 horas. O projeto a ser enviado para a avaliação dos vereadores prevê que a prefeitura pague os seis últimos meses ou o último ano de estudantes de medicina que compensariam o valor através de serviços prestados por determinado período.
Urussanga
Em Urussanga é a cada dia mais evidente a aproximação do MDB com o PSD e a possibilidade de os dois partidos estarem juntos nas próximas eleições municipais. Representantes das duas siglas têm se apresentado em sintonia em eventos do município como as comemorações do Gemelaggio. Na Missa “Italiana” o prefeito Jair Nandi, ex-prefeito Johnny Felippe, Nevton Bortolotto, e presidente da câmara Elson Roberto Ramos. Tudo junto e misturado, como diria aquele velho ditado…
Nomeação
O prefeito de Urussanga, jair Nandi, do PSD, nomeou nesta terça-feira o novo Diretor de Trânsito e Coordenador da Defesa Civil. Trata-se de Matheus Zanatta, que não tem filiação partidaria, mas sua família é tradicional MDB. A pasta estava sendo respondida interinamente. É praticamente a entrada do MDB no governo de Nandi.