Celso Maldaner cotado para candidato ao senado em chapa com Moisés; Prefeitos fazem mobilização em Prol de Gean; Bloco evangélico em ação - Karina Manarin

Celso Maldaner cotado para candidato ao senado em chapa com Moisés; Prefeitos fazem mobilização em Prol de Gean; Bloco evangélico em ação

MDB praticamente fechado com Moisés

A declaração do presidente estadual do MDB em Santa Catarina, Celso Maldaner, agitou os bastidores políticos estaduais nesta sexta-feira indicando que o caminho do partido deve ser mesmo a coligação com o atual governador. Celso Maldaner é o principal defensor da pré-candidatura de Antídio Lunelli ao Governo pelo MDB e sinalizou positivamente a uma coligação com o Governador Moisés, do Republicanos. A cena, “inimaginável” até a última semana, aconteceu em Maravilha, em evento da agenda do Governador Moisés, que destinou R$ 112 milhões para a região Oeste.  “Politicamente tivemos esta semana o dia da pacificação, como diz o Mauro de Nadal, o dia da unidade. Eu disse pro Governador que 50% do MDB está com ele: prefeitos e bancada de deputados. Mas como é difícil a gente ter unidade do partido. Ou vai tudo ou vai ninguém, então é melhor ir tudo”, discursou Maldaner . Nesta semana, após almoço de líderes do MDB, o pré-candidato ao Governo pelo Partido, Antídio Lunelli suspendeu o evento de lançamento de sua pré-candidatura, que estava previsto para o dia 11 de junho. Por outro lado, a ala do MDB que havia convocado reunião do diretório para avaliar a aliança com Moisés também recuou ao suspender a reunião. Gestos que indicam não somente momento de “pacificação”no MDB mas também que de fato uma aliança com Moisés está se não definida, muito bem encaminhada. 

Bastidores

Havia conversar de bastidores nesta semana que o pré-candidato ao senado na chapa encabeçado pelo Governador Moisés poderia ser o presidente do MDB, Celso Maldaner, hipótese que após o gesto desta sexta-feira torna-se ainda mais próximo de se concretizar. Há também no páreo para compor a chapa o nome do deputado federal Carlos Chiodini. Na atual conjuntura, o MDB deve indicar o vice e o senador na chapa.

Bloco evangélico

Reunião nesta semana selou apoio dos pré-candidatos a deputado estadual, Jair Miotto, do União Brasil, federal Débora Parisotto, do PTB e do ex-deputado Narcizo Parisotto ao pré-candidato ao senado pelo PTB, Kennedy Nunes. Os dois primeiros fazem parte da Igreja Quadrangular e Kennedy Nunes é da Igreja Assembleia de Deus. 

 Apoio para Gean

O PSD promove na próxima semana três grandes eventos no estado em prol do pré-candidato ao Governo pelo União Brasil, Gean Loureiro, todos eles capitaneados por prefeitos do partido. O primeiro acontece em Chapecó, no dia 9 de junho, sob o comando do prefeito João Rodrigues e com a presença de lideranças de toda a região Oeste. No dia 10, sob o comando do prefeito de Rio do Sul, José Eduardo Thomé vai reunir lideranças do Alto Vale do Itajaí . No dia 11 é vez do prefeito de Braço do Norte, Beto Kuerten Marcelino reunir lideranças da região sul em evento em prol de Loureiro.

O primeiro

Há nos bastidores a informação que a convenção do PSD possa acontecer no dia 20 de julho, primeiro dia no prazo estipulado para convenções visando ao pleito eleitoral deste ano. Geralmente os partidos deixam a realização da convenção para os “45 do segundo tempo” , no caso o dia 5 de agosto, data limite para as eleições deste ano. A tendência no PSD é que a convenção do União Brasil aconteça no mesmo dia para concretizar o “casamento” .

O cenário

O PSD e o União Brasil já selaram aliança para as eleições deste ano e dois nomes estão colocados: O de Gean Loureiro como pré-candidato ao governo e Raimundo Colombo, do PSD como pré-candidato ao senado. Nos bastidores também há informação sobre a possibilidade de o ex-secretário estadual da Casa Civil, Eron Giordani, também do PSD,  compor como vice na chapa.

Café

Pré-candidato a deputado federal pelo MDB, o ex-secretário de Educação estadual, Luiz Fernando Cardoso, o Vampiro, cumpriu roteiro nesta sexta-feira na Amrec ao lado dos prefeitos de Balneário Rincão, Jairo Custório e de Orleans, Jorge Koch. Além deles, a região da Amrec tem outros três  prefeitos: Fernando de Faveri de Cocal do Sul, Valério Moretti de Treviso e Saionara Bora de Lauro Müller. Todos engajados na pré-campanha de Vampiro. 

 Acic

A Diretora executiva da Associação Empresarial de Criciúma, Maria Julita Volpato Gomes, participa a partir deste domingo, da a missão técnica de executivos a São Paulo,  ação promovida pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina, Facisc. O grupo de executivos das associações empresariais visita associações e instituições do estado de São Paulo que são referências em suas áreas de atuação. O foco será nos temas de prestação de serviços, inovação empresarial e cultura associativista.No item inovação, os participantes visitarão a sede da Distrito, aceleradora empresarial, Oxigênio e da Mercado Livre.

Mais Vistos

Receba notícias diretamente no seu Whatsapp!

Entre no grupo do Whatsapp pelo link público.