Criciúma anuncia contratação de médicos estrangeiros para atendimento em Postos de Saúde - Karina Manarin

Criciúma anuncia contratação de médicos estrangeiros para atendimento em Postos de Saúde

Médicos estrangeiros que residem no Brasil serão contratados para atuarem nas Unidades Básicas de Saúde de Criciúma, onde é feito o primeiro atendimento. O Projeto de Lei Complementar do Executivo que visa a contratação ou nomeação desses profissionais, foi aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores nesta terça-feira, 2. Segundo o secretário de Saúde de Criciúma, Arleu da Silveira, os novos médicos deverão começar a trabalhar nas unidades na próxima semana.

 “Todos nós sabemos que precisamos de mais profissionais. Essa é uma medida para dar resolutividade à situação, para o bem das pessoas. Com a ajuda dos médicos estrangeiros, vamos conseguir suprir a necessidade nas Unidades Básicas de Saúde”, afirmou.

 O candidato à vaga deve possuir Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM), visto permanente e falar português fluentemente. Além disso, o candidato deverá comprovar que vive em situações legais de residência no território brasileiro e apresentar documentação válida pelo Conselho de Classe, através do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida).

 A necessidade da contratação de novos médicos se deu pois, conforme consta no Projeto de Lei aprovado na Câmara, foi realizado Processo Seletivo para a contratação de novos profissionais, porém, nem todos os candidatos aprovados assumiram a função, e os que assumiram já se desligaram do cargo. 

 Assim como houve a realização de Concurso Público onde de 58 candidatos, estava previsto que 17 vagas seriam preenchidas, mas apenas 13 profissionais foram aprovados, e somente quatro atuaram no serviço público de saúde do município.

 Até que novos médicos sejam contratados, a Secretaria de Saúde está dando encaminhamento a outras contratações. Duas vacinadoras estão passando por um curso, e posteriormente irão atuar em duas Unidades de Saúde do município. Além disso, outro Concurso Público para a contratação de profissionais será lançado em breve.

 “Estamos trabalhando cada vez mais para contornar a situação que estamos enfrentando. Uma nova equipe capacitada estará disponível em breve para atender e levar mais qualidade de vida aos criciumenses”, concluiu o secretário.

Mais Vistos

Receba notícias diretamente no seu Whatsapp!

Entre no grupo do Whatsapp pelo link público.