Cardeal Dom Leonardo Ulrich Steiner recebe Moção de Aplauso em Forquilhinha - Karina Manarin

Cardeal Dom Leonardo Ulrich Steiner recebe Moção de Aplauso em Forquilhinha

O Legislativo de Forquilhinha concedeu Moção de Aplauso ao cardeal Dom Leonardo Ulrich Steiner por sua dedicação à Igreja, doação ao próximo e por fazer de sua vida uma missão evangelizadora. Uma placa com o registro da homenagem foi entregue  ao cardeal nomeado esse ano pelo Papa Francisco.

“Dom Leonardo Steiner é natural de Forquilhinha, motivo de orgulho e satisfação de todos nós, seus conterrâneos. Merece todo o reconhecimento pela brilhante trajetória religiosa e, em especial, pela sua nova posição de Cardeal da Igreja Católica Apostólica Romana”, destaca a proponente da moção aprovada por unanimidade, vereadora Marilda Casagrande, do PP.

Na história da Igreja Católica, 24 brasileiros foram nomeados Cardeal. Desses, cinco são catarinenses e, especialmente, dois de Forquilhinha: Dom Paulo Evaristo Arns (in memorian) e Dom Leonardo Steiner. “Estamos orgulhosos por mais um filho dessa terra ter sido escolhido pelo Papa. Desejo vida longa nesta missão de defender aqueles que mais precisam ser defendidos”, declara o presidente da Câmara, Célio Elias, do PT.

O prefeito José Cláudio Gonçalves, o Neguinho, do PSD, disse que o cardeal é exemplo de solidariedade e se destaca por onde passa com sua mensagem de fé e esperança. “O senhor ainda tem muito a contribuir com a evangelização e na construção de um mundo melhor, mais humano, fraterno e igualitário. Parabéns, receba os aplausos de todos os moradores de Forquilhinha”, declara.

O cardeal agradeceu a todos ressaltando o orgulho de ser homenageado em sua terra natal. “Forquilhinha é mais que um lugar e uma referência de localidade no sul do Brasil. Para nós, que aqui nascemos e daqui somos, envolve todo um pertencimento. Recebo essa moção não como uma homenagem pessoal, mas uma homenagem de pertencimento e profundamente agradecido por esse momento. Viajei e conheci muitos lugares, mas jamais esqueci de onde vim”, salienta.

Dom Leonardo Ulrich Steiner tomou posse como arcebispo de Manaus em janeiro de 2020. Em maio de 2022, foi anunciado pelo Papa Francisco como novo cardeal da Igreja Católica, se tornando o primeiro cardeal da Amazônia brasileira.

O novo cardeal nasceu em 6 de novembro de 1950 em Forquilhinha, que pertence à diocese de Criciúma. Fez sua profissão religiosa na Ordem dos Frades Menores, em 2 de agosto de 1976, e foi ordenado sacerdote em 21 de janeiro de 1978.

Estudou Filosofia e Teologia dos Franciscanos de Petrópolis; é bacharel em Filosofia e Pedagogia pela Faculdade Salesiana de Lorena. Obteve a licenciatura e o doutorado em Filosofia na Pontifícia Universidade Antonianum de Roma. E já foi duas vezes secretário-geral da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Com informaçòes e foto/Assessoria Câmara Forquilhinha

Mais Vistos

Receba notícias diretamente no seu Whatsapp!

Entre no grupo do Whatsapp pelo link público.