Unesc oficializa a titulação do primeiro mestre indígena - Karina Manarin

Unesc oficializa a titulação do primeiro mestre indígena

Universidade da região sul registrou conquista inédita na com a titulação do primeiro mestre indígena da Instituição. A defesa do trabalho “Nhandereko Yvyrupá Py: Modo de Viver Guarani na Terra Indígena Tekoá Marangatu, Imaruí, SC, Brasil” do mestrando Fabiano Alves no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Unesc, foi apresentada na última semana.

Caraí, como é seu nome em Guarani, teve como propósito mostrar a cultura, costumes e tradições do seu povo. A banca composta para avaliar a apresentação da tese contou com o professor doutor Juliano Bitencourt Campos, presidente e orientador, o professor doutor Geraldo Milioli, membro do PPGCA, o professor doutor Marlon Borges Pestana, membro externo  da Universidade Federal do Rio Grande (UFRG). Ao final da dissertação, os avaliadores aprovaram a defesa do mestrado.

 O professor do PPGCA e orientador do mestrando, Juliano Bitencourt, destacou a relevância e importância, para a luta dos povos originários. 

 “Caraí é o primeiro indígena a estudar na Unesc. O primeiro dos povos originários a fazer um programa de mestrado, que tenho certeza que é o primeiro de muitos. Fabiano representa esse momento de mudança de paradigma para a própria Universidade”, destacou.

Mais Vistos

Receba notícias diretamente no seu Whatsapp!

Entre no grupo do Whatsapp pelo link público.