O crescimento representa 1,91% e vai resultar no aumento da arrecadação do ICMS em mais de R$ 2 milhões . O primeiro lugar ficou com o município de Itajaí
18/12/2019 15:05

 Criciúma está na segunda colocação entre os dez maiores municípios de Santa Catarina que mais cresceram na movimentação econômica em 2020. Os dados foram divulgados pela Secretaria Estadual da Fazenda de Santa Catarina.

O aumento entre 2019 e 2020 representa 1,91%. Este dado também incrementa na arrecadação do município no retorno do Imposto sobre Operações relativas Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação, ICMS. O número positivo aumenta o repasse em mais de R$ 2 milhões do ICMS para o município.

De acordo com o fiscal de tributos da Prefeitura de Criciúma, Luiz Fernando Cascaes, o estado tem que destinar 25% do seu montante de arrecadação do ICMS aos 295 municípios catarinenses. Esta divisão é feita baseada no Índice de Participação dos Municípios, IPM. “Criciúma foi responsável por representar na economia de Santa Catarina 1,82%. Em 2019, este índice estava em 1,78%”.

O cálculo é sempre feito com a média dos dois anos anteriores para não ter grandes quedas ou aumentos muito expressivos”, explica. “O cálculo tem duas frentes, o estado divide 15% de forma igual entre os municípios, e o outros 85% é baseado na movimentação econômica das cidades”, completa.

  O primeiro lugar da pesquisa ficou com Itajaí, com um crescimento de 6,83%.

 

 

Enviando Comentário Fechar :/