A batalha pelo carvão - Karina Manarin
A batalha pelo carvão

A batalha pelo carvão

 O Ministro das Minas e Energia, Edson Lobão confirmou ontem à Rádio Som Maior que de fato o carvão deve ser incluído no Leilão de energia do Governo Federal previsto para junho ou julho deste ano.

A possibilidade vinha sendo comentada nos bastidores e a expectativa da presidente Dilma anunciar o carvão como fonte de energia foi publicado na coluna do Diário de Notícias no dia 27 de fevereiro.

A julgar pela declaração do Ministro ontem, a resistência do Governo Federal está amenizada mas, a Frente Parlamentar mista do Carvão, sob o comando do deputado gaúcho Afonso Hamm, do PP, tem ainda alguns desafios a enfrentar.

O próprio Ministro Lobão disse em sua fala na entrevista à Rádio ontem que o carvão precisa ser competitivo. Este será o próximo passo dos envolvidos no processo: buscar amenizar impostos nos governos Federal, estadual e municipal visando a diminuição do preço.

O deputado Afonso Hamm, em entrevista ontem ao site antecipou que a intenção é visitar também órgãos financiadores como o BNDES, em busca dessa isonomia com outras matrizes energéticas.

O próximo encontro em prol do carvão será em abril na Assembléia Legislativa de Santa Catarina. Depois disso, o Legislativo do Rio Grande do Sul também se reúne pela mesma causa.

Somente a confirmação do ministro quanto ao leilão é uma grande vitória mas a batalha está apenas começando.

Mais Vistos

Receba notícias diretamente no seu Whatsapp!

Entre no grupo do Whatsapp pelo link público.