Se o cenário para 2014 no quesito candidatura ao Governo é confuso principalmente pela questão nacional, em Santa Catarina surge informação que pode modificar ainda mais o que já estaria se encaminhando.
A possibilidade de o deputado federal Esperidião Amin concorrer a vaga de governador é ventilada nos bastidores, em especial os progressistas. Tal hipótese seria o principal motivo da disputa interna no próprio partido.
De um lado está o atual presidente da sigla e da Assembleia Legislativa, Joares Ponticelli que, não se pode tirar o mérito, ajudou a fortalecer o PP e tem o comando. De outro, Esperidião Amin que sofreu três derrotas em disputa para o Governo do estado, o que o enfraqueceu como líder no próprio partido.
A volta de Amin como candidato e sua possível eleição o devolveria o comando da sigla ao mesmo tempo que, na avaliação de alguns progressistas “fecharia” o partido para a “família Amin”.
Talvez seja este o motivo das constantes conversas de Ponticelli com o Governador Raimundo Colombo. O deputado ainda trabalha para estar na majoritária. Apesar de no PP o principal nome para candidatura própria ser o dele mesmo, na tríplice aliança ele enxerga garantias de estar na majoritária e manter-se no poder.