Em Içara, as urnas demonstraram o que indicavam as pesquisas. A nova prefeita da cidade é Dalvânia Cardoso, do PP. Em segundo ficou o candidato do PSD, Alex Michels e Arnaldo Lodetti Junior, do MDB, como o previsto, terminou em terceira colocação.
16/11/2020 10:29

Prefeito sofre derrota em Içara

Em Içara, as urnas demonstraram o que indicavam as pesquisas. As conversas de bastidores sobre o voto útil não se confirmaram e a nova prefeita da cidade é Dalvânia Cardoso, do PP. Em segundo ficou o candidato do PSD, Alex Michels, vereador e ex-presidente da Câmara, que se consolida como liderança na cidade mas terá que manter o legado durante os próximos anos. Arnaldo Lodetti Junior, do MDB, como o previsto, terminou em terceira colocação. A campanha eleitoral no município indica também que nem sempre o carimbo de boa administração é suficiente para se vencer o pleito eleitoral. O prefeito Murialdo Gastaldon, do MDB, ganhou o título de ter colocado a cidade em evidência com grandes perspectivas econômicas mas politicamente sai derrotado do pleito. O primeiro motivo foi ele ter ressuscitado Arnaldo Lodetti Unior, que outrora foi seu grande adversário político, colocando-o como seu  Secretário no Paço Municipal. O segundo foi colocar um pé em cada canoa durante o processo eleitoral. Perdeu a prévia para seu ex-secretário municipal Arnaldinho, argumentou com base em números que o rumo deveria ser alterado para um possível apoio ao PSD mas novamente foi voto vencido em seu próprio partido. Até pelo menos metade da campanha ninguém sabia ao certo quem o prefeito apoiava: se o candidato de seu partido ou o do PSD. Manifestou apoio tímido a Arnaldinho já quase aos 45 do segundo tempo. A situação se dividiu proporcionando a vitória de Dalvânia Cardoso, que desde que perdeu a eleição para Murialdo em 2016, colocou o pé na estrada para alcançar seu objetivo de comandar o município onde nasceu. O atual prefeito sai derrotado do processo eleitoral .

     Apoio

     Além de seu empenho dentro da cidade de Içara, Dalvânia Cardoso ganhou apoio de progressistas de toda a região e do Estado, como o                deputado João Amin, e fora do PP. Manifestaram apoio para ela lideranças como o ex-prefeito de Sidrópolis, Guinga Warmiling, que foi do PP e        atualmente está filiado ao PSD, e gravou vídeo publicado nas redes sociais da candidata durante a campanha eleitoral. Outro ex-progressista          que se empenhou na campanha de Dalvânia foi o ex-prefeito de Criciúma, Márcio Búrigo, atual coordenador do PL na região. Márcio levou              inclusive o PL para a coligação majoritária em Içara.

 Base

Teoricamente, a nova prefeita de Içara, Dalvânia Cardoso, do PP, ficou com menor número de vereadores na Câmara Municipal. A coligação PP/PL elegeu seis dos 15 integrantes do Legislativo. Há de se considerar no entanto, que isso não significa em hipótese alguma, dificuldade para governar. A iniciar pelo fato de que não se sabe os rumos do MDB de Arnaldinho e terminar que a capacidade de diálogo ou não é que determina a base de um Governo. Governador Moisés que o diga...

Retorno marcado

Governador Moisés aliás, que tem data marcada para seu retorno ao poder, 27 de novembro, chegou a gravar vídeos de apoio a candidatos, inclusive para a candidata a vereadora Josi Lopes, do PSL. No geral, o partido não teve bom desempenho na Amrec. Foram quatro vereadores eleitos nos 12 municípios e nenhum prefeito ou vice em majoritária.

Desempenho

Anotado também o mau desempenho do PT nas eleições deste ano na Amrec. Repete a eleição de 2016 em Criciúma, o pólo eleitoral da região, quando mais uma vez não emplacou ontem nenhuma cadeira no Legislativo. O PT elegeu apenas um vereador em todos os 12 municípios da Amrec. Trata-se de Célio Elias, em Forquilhinha. Na cidade o partido participou também da coligação majoritária que elegeu Neguinho, do PSD, como prefeito mas sem indicação de nomes. O vice é Chile, do PDT.

Espaço

O PT começa a ceder espaço para outros partidos considerados com ideologia mais a esquerda como o próprio PCdoB, que tem em Criciúma a segunda veredaora mais votada. Giovana Mondardo, fez 2.430 votos e sucede Douglas Mattos, que pode tempode ocupou vaga na Câmara pelo partido. 

A oposição em Içara

Somada a coligação encabeçada por Arnaldinho Lodetti e que teve o PSDB como vice em Içara, elegeu sete vereadores e o PSD que tinha Alex Michels como candidato elegeu dois vereadores. Teoricamente a oposição então tem maiora no Legislativo.

 

 “Quero fazer uma Transição ao nível do que é o Governo Municipal”

– Frase do prefeito Murialdo Gastaldon, que convocou  reunião dos secretários para amanhã e depois disso pretende iniciar a transição.

 

Entre derrota e vitória

Derrotado quando o assunto é majoritária, o prefeito de Içara, Murialdo Gastaldon elegeu o sobrinho Edson Freitas, o Edinho, para a Cãmara de Vereadores de Içara. Outro vereador estreitamente ligado ao atual prefeito é Geraldo Baldissera,que foi reeleito ontem.

 

 

 

 

 

 

Enviando Comentário Fechar :/