O curso de Educação Física da Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina, Unesc, forma profissionais há quase 50 anos. A estrutura envolve além de complexo esportivo com dois ginásios, parcerias que possibilitam mais qualidade para os estudantes do curso. Mais que isso, o quadro docente tem professores mestres e doutores e diversos projetos de Pesquisa e Extensão.
Outro diferencial da graduação em Educação Física na Unesc, que possui aulas nos períodos matutino e noturno, é a possibilidade do aluno concluir licenciatura e bacharelado em quatro anos. “Na licenciatura, a matriz curricular é baseada na formação de professores de Educação Física e no bacharelado para o esporte, atividades para academia e saúde coletiva”, explica o coordenador do curso, Joni Márcio de Farias.
O coordenador aponta a estrutura como “mais que adequada”, para a formação dos profissionais de Educação Física.
“Possuímos um complexo esportivo com dois ginásios; dois campos de futebol suíço; uma pista de atletismo oficial, um piscina semiolímpica; duas quadras poliesportivas cobertas; salas de lutas; de esportes com raquete, especificamente tênis de mesa; de ginástica; para ritmos e dança; academia de musculação; laboratórios de fisiologia do exercício; todos os outros laboratórios de anatomia que a Universidade disponibiliza; assim como os laboratórios de informática, além, é claro, das salas de aula, tudo isso no mesmo complexo, o que é um grande diferencial”, cita Farias.
O curso de Educação Física da Unesc possui ainda parcerias com o Criciúma Esporte Clube, com a Sociedade Esportiva e Recreativa Mampituba, com a Fundação Municipal de Esportes (FME), de Criciúma, com a Secretaria de Saúde, além de vários locais que oferecem academia da região.
“Também possuímos projetos como o Projeto de Iniciação Desportiva Escolar (PIDE), por meio do qual os alunos recebem bolsas e podem atuar na área”, conclui.
(Com foto/Assessoria de Imprensa da Unesc)