A pesquisa IPC publicada hoje pelo Jornal TN, não é de todo ruim para o prefeito Clésio Salvaro, do PSDB, porque ainda o coloca em situação confortável. Se levados em consideração no entanto cenários pré-eleitorais anteriores, a luz amarela poderá ser acesa. Ele sai do “ótimo” para o “bom”. Salvaro ainda é o principal nome para a disputa em 2020 mas, se houver fato novo e único, com união de vários contra ele, a possibilidade de reeleição pode começar a seguir por caminhos imprevisíveis.
Politicamente, a vantagem de Clésio Salvaro é também a falta de um adversário que possa concorrer com ele. Sobressai por enquanto o alinhavo entre o PSL e o DEM para o lançamento de um nome novo, em sintonia com o que representou o presidente Bolsonaro nas eleições de 2018. Há de se levar em consideração no entanto, como estará a avaliação do governo federal em 2020 e quem será o candidato em Criciúma.
Retirando-se o PSL e o DEM, o PT deve lançar um candidato mas ainda não há um nome definido. O MDB e o PP, estão unidos pela falta de direcionamento e necessidade de reconstrução urgente.
O MDB de Criciúma, além da falta de direcionamento, há outro agravante: a dívida de mais de um milhão, referente a processo judicial de autoria de um dos fornecedores da campanha de 2008, quando Acélio Casagrande foi candidato a prefeito. O fato não prejudica o lançamento de candidatos mas, de certa forma enfraquece também a sigla.
Confira a seguir a entrevista realizada pelo IPC nos dias 29, 30 e 31 de maio de 2019. Foram 625 entrevistas com margem de erro máxima de 4% para mais ou menos.