A tese de renúncia do deputado Ricardo Guidi para ser candidato em Criciúma - Karina Manarin

A tese de renúncia do deputado Ricardo Guidi para ser candidato em Criciúma

A novela envolvendo a candidatura do deputado federal Ricardo Guidi a prefeito de Criciúma ganhou novo capítulo nos bastidores políticos nesta terça-feira (12).

 A tese é que caso de fato não consiga a pré-candidatura pelo PSD ou a liberação do partido para migrar ao PL e concorrer a prefeitura, o deputado poderia anunciar na próxima semana a renúncia ao seu mandato com discurso efusivo argumentando a história de seu pai, ex-prefeito da cidade, sua trajetória política e a vontade e preparação para governar Criciúma. 

Deputado federal Ricardo Guidi FOTO: Caio Marcelo

Seria mais ou menos, guardadas as devidas proporções, o fato político que aconteceu em Criciúma em 2018 quando o então vereador Daniel Freitas renunciou ao mandato. A época, Freitas havia trocado o PP pelo PSL e corria o risco de cassação. No mesmo ano, foi eleito deputado federal pelo então partido de Jair Bolsonaro. 

“Renuncio ao mandato de vereador de Criciúma, em nome de um projeto maior, não para mim, mas para a cidade de Criciúma, bem como para o sul catarinense e todo o nosso Estado. Renuncio com a certeza de que cumpri meu papel, honrei os criciumenses”, disse Daniel emocionado a época.

A nova tese em relação a Ricardo Guidi não é confirmada por fontes oficiais mas pode ter fundamento a julgar pelos últimos fatos, incluindo a visita do governador Jorginho Mello ao presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab. Os detalhes da reunião não foram divulgados mas sabe-se da dificuldade de uma carta de liberação por parte do comando nacional do partido.

Outro ponto é que há certa pressão de lideranças também em Criciúma, que aguardam decisão de Ricardo Guidi inclusive para a formação de chapas proporcionais e de entendimento para possível coligação.  Por isso, a avaliação é que não há como esperar até o prazo máximo para filiações partidárias estipulado para o dia 5 de abril.

A conferir se a tese que corre nos bastidores é um capítulo escrito para arquivo ou se de fato vai se concretizar na próxima semana.

Mais Vistos

Receba notícias diretamente no seu Whatsapp!

Entre no grupo do Whatsapp pelo link público.