As inscrições para o Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (Uniedu) estarão abertas a partir de 6 de fevereiro. O edital que define as regras para a concessão de bolsas para acadêmicos que residem em Santa Catarina foi lançado nesta quinta-feira (26/01) e as inscrições devem ser feitas direto no Sistema do Uniedu ou através do deste link até o dia 16 de março.
Podem concorrer às bolsas de até 100% os acadêmicos que estejam matriculados em qualquer um dos cursos de graduação da Unesc, estiverem cadastrados/recadastrados no Uniedu, residem em Santa Catarina há pelo menos dois anos e que se encaixem nas demais especificações previstas no Edital e descritas no manual de orientações da Unesc.
A seleção dos estudantes leva em consideração o Índice de Carência (IC) calculado pelo Sistema Informatizado de Gestão Educacional da SED/Uniedu. Podem concorrer estudantes matriculados em qualquer um dos cursos de Graduação da Unesc. Para isso, basta que o interessado realize seu cadastro e apresente toda a documentação necessária no site do Uniedu. O Edital e demais orientações também podem ser encontrados no site da Unesc, unesc.net/uniedu.
Conforme a Gerente de Atenção ao Estudante da Central de Atendimento ao Acadêmico (Centac), Juliana Lora, essa é uma grande oportunidade para os alunos ingressarem ou se manterem na Universidade com bolsas de até 100%. “O estudante preenche um formulário com informações de perfil socioeconômico dele e da sua família. Essas informações geram um índice e quanto menor for esse índice do estudante, maior vai ser a chance de ser contemplado com a bolsa”, explica Juliana.
A expectativa da Universidade é de que mais de dois mil estudantes sejam beneficiados com as bolsas do Uniedu, sejam para novos alunos ou para os que estão dando continuidade aos estudos.
“Além da Comissão técnica, a Centac dispõe de uma equipe de atendimento que dará suporte aos estudantes durante o processo seletivo do Uniedu, esclarecendo todas as dúvidas e informações necessárias ao acadêmico para que o cadastro seja concluído de forma correta”, complementa a assistente social da Universidade, Lutiele da Silva Ghelere.
O Uniedu agrega diferentes programas de bolsas de estudo fundamentados pelos Artigos 170 e 171 da Constituição Estadual, para atender estudantes da educação superior.