O secretário de saúde de Criciúma, Acélio Casagrande, que em 2022 fez 39.032 votos para deputado estadual pelo PSDB, não baterá asas do ninho tucano junto com Clésio Salvaro caso seja confirmada a migração para o PSD. “Eu já conversei com o Clésio e vou permanecer no PSDB. Meu nome inclusive continua colocado como pré-candidato a prefeito de Criciúma para 2024. Não retirei”, disse o secretário ao blog.
Somente em Criciúma, Acélio Casagrande alcançou 22 mil nas eleições do ano passado, tornando-se o candidato a deputado estadual mais votado da história do município. Caso ele saia do PSDB antes da abertura da janela partidária, prevista para o início de 2026, ele perde qualquer oportunidade de assumir cadeira na Assembleia Legislativa já que a troca de partido acarreta a perda de mandato.
Em Criciúma, há nos bastidores da política a informação que Acélio possa compor em possível chapa liderada pelo PSD já que o prefeito Clésio Salvaro pode migrar ao partido e teria a oportunidade de indicar um candidato.
O atual secretário Geral da prefeitura, Arleu da Silveira é o indicado por Salvaro para a candidatura a prefeito. Eleito vereador em 2020, Arleu também só poderia migrar a outra sigla em abril de 2024, quando abre a janela para troca de partidos para vereadores.