Acic quer união para enfrentar a falta de mão de obra qualificada na região - Karina Manarin

Acic quer união para enfrentar a falta de mão de obra qualificada na região

O primeiro encontro da nova diretoria da Associação Empresarial de Criciúma, Acic refletiu um desafiou enfrentado principalmente no meio empresarial: a falta de mão de obra qualificada. Por isso, essa é uma das principais bandeiras do novo comando da Acic. 

“Há uma questão que exige nossa atenção: o ensino profissionalizante. Precisamos envolver as instituições educacionais e o poder público para enfrentar o desafio da qualificação da mão de obra. Apesar de contarmos com boas escolas profissionalizantes, enfrentamos a dificuldade de encontrar profissionais dispostos a se qualificar”, destacou o presidente Franke Hobold.

Primeira reunião da nova diretoria da Acic aconteceu nesta segunda-feira (21)

A educação, uma das bandeiras mais fortes da Acic ao longo das últimas décadas, seguirá como prioridade. “Daremos continuidade à pauta da educação, com a manutenção de projetos já consolidados, como o Prêmio Acic de Matemática, o Prêmio de Língua Portuguesa e o programa de aproximação entre escolas e empresas, completou Hobold.

Na primeira reunião, também ficaram elencadas obras de infraestrutura que estarão em pauta na Acic. A prioridade quando se cita aeroportos, são melhorias no Aeroporto Regional de Jaguaruna. A diretoria da Acic não citou o Aeroporto de Forquilhinha, amplamente defendido pelo prefeito Neguinho para a conta de voos regionais. Na pauta da Acic a triplicação da BR-101

; a conclusão do Anel de Contorno Viário de Criciúma, da SC-442 (entre Cocal do Sul e Morro da Fumaça) e da BR-285; a duplicação da SC-445 (da BR-101 até Içara e de Içara a Criciúma); a extensão da Via Rápida até Balneário Rincão e as melhorias no Aeroporto Regional de Jaguaruna e no Porto de Imbituba.

O encontro foi realizado na sede da entidade na noite dessa segunda-feira, 20 e reforçou  o foco no desenvolvimento regional e no fortalecimento do associativismo. 

A diretora executiva Maria Julita Volpato Gomes apresentou aos diretores a estrutura organizacional da entidade e os pilares do planejamento estratégico operacional, que têm como foco o fortalecimento do relacionamento com os associados, a atuação dos núcleos setoriais – que hoje envolvem mais de 400 empresas – e os projetos voltados à educação, cultura e gestão.

Entre os destaques apresentados, estão iniciativas como os Prêmios Acic de Matemática e Língua Portuguesa, além da atuação do Fórum de Entidades de Criciúma (Forcri) e da Câmara de Relações Institucionais (CRI). A diretora também mencionou o desenvolvimento de um novo plano de comunicação estratégica. Atualmente, a Acic conta com mais de 2,1 mil associados.

Mais Vistos

Receba notícias diretamente no seu Whatsapp!

Entre no grupo do Whatsapp pelo link público.