O advogado Fábio Jeremias de Souza, de Criciúma, é o mais votado pelo Conselho da OAB/ Santa Catarina na disputa pela vaga de desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. A primeira etapa aconteceu na manhã deste sábado. Fábio teve 48 votos.
Em segundo na votação ficou João Eduardo de Nadal com 46 votos e em terceiro, com 45 votos, Carolina Sena Vieira. Houve a utilização do critério de desempate já que outros dois advogados obtiveram 45 votos. Em quarto ficou Guilherme Sharf Neto, com 45 votos e em quinto Marivaldo Bittencourt Junior também com 45 votos.
A sexta colocação ficou com Charles Pamplona Zimmermann com 42 votos e em sétimo Giovani de Lima, com 42 votos. Na oitava colocação ficou Tammy Fortunato, com 41 votos, em nono Cirino Adolfo Cabral Neto, com 40 votos, em décimo, Glacir Medeiros, com 36 votos, décimo primeiro Ildo Portz, com 36, em décimo segundo José Patrício Neves de Fontoura, com 35 votos.
A partir da votação, os 12 candidatos mais bem votados no Conselho serão avaliados por todos os advogados de Santa Catarina. Os seis primeiros colocados compõem então a lista que será encaminhada ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina e serão submetidos ao Conselho Pleno dos desembargadores.
Os três nomes mais votados pelos desembargadores formarão a lista tríplice encaminhada ao Governador do Estado, que escolhe quem ocupará a vaga do quinto constitucional.
A partir da escolha do Conselho, abre-se prazo de 15 dias para consulta a toda a advocacia e depois o trâmite passa para o Tribunal de Justiça.
A vaga em aberto é do desembargador Fernando Carioni, em razão de sua aposentadoria.