A partir da próxima semana a Diretoria de Assistência Farmacêutica DIAF, da Secretaria Estadual de Saúde deve emitir ofícios aos municípios de Santa Catarina, para que médicos das Unidades Básicas iniciem o preenchimento dos formulários dos pacientes diabéticos.
Expectativa, segundo o Secretário Acélio Casagrande, é que medicamento chegue ao Estado amanhã mas não há previsão de tempo para a distribuição aos pacientes. Depende do encaminhamento da documentação necessária.
Os documentos serão encaminhados para a secretaria estadual e só depois é que inicia a distribuição dos kits com análogos de insulina, caneta e agulha.
As orientações foram repassadas hoje pela equipe do Diaf acompanhada do Secretário Estadual de Saúde, Acélio Casagrande, através de webconferência, para profissionais farmacêuticos de municípios e gerências regionais de Saúde.
Até então o Ministério da Saúde não comprava análogos de insulina e os pacientes requisitavam o medicamento via judicial.
Agora, com a implantação da política pública para os diabéticos, o SUS passará a fornecer o tratamento para a Diabetes Mellitus Tipo 1.