A revisão da linha de demarcação da Área de Proteção Ambiental (APA), da baleia Franca, será tema de nova audiência pública a ser realizada no dia 20 de março em Campo Bom em Jaguaruna. Dessa vez, a reunião está a cargo de Comissão Mista formada na Assembleia Legislativa de Santa Catarina para tratar do tema.
O assunto evoluiu junto a órgãos do Governo Federal após intensa movimentação capitaneada pela deputada federal Geovânia de Sá (PSDB), que culminou em abaixo-assinado com mais de 10 mil assinaturas contra demolições e cortes de energia de residências afetadas pela atual demarcação da APA.

Foram realizadas seis audiências públicas para tratar do tema Revisão da APA da Baleia Franca
Foram seis encontros realizados nas cidades de Jaguaruna e Laguna, reunindo cerca de 2.100 pessoas. (Jaguaruna: Balneário Dunas, Balneário Campo Bom, Balneário Paraíso, Balneário Torneiro, Balneário Esplanada e em Laguna: Balneário Passagem da Barra)
A revisão da linha de demarcação da Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca avançou em reunião realizada na Advocacia-Geral da União (AGU), no dia 11 de Fevereiro.
O encontro contou com a presença da deputada federal Geovania de Sá (PSDB), do senador Esperidião Amin (PP), do prefeito de Morro da Fumaça, Eduardo Guolo (PP), e do prefeito de Laguna, Preto Crippa (PL). Esta causa traz impacto para 50 mil famílias (incluindo moradores, agricultores e aqueles que passam a veraneio).

Abaixo assinado com mais de dez mil assinaturas foi entregue ao Ministro da AGU, Jorge Messias
No próximo dia 20 de março, deputados estaduais abraçam a mesma causa com a realização da reunião em Campo Bom.
A Audiência Pública da Comissão Mista da Assembleia Legislativa será às 19h, no Salão Paroquial de Campo Bom, localizado na Rua Anita Garibaldi, s/n, Balneário Campo Bom, Jaguaruna.
O encontro tem como objetivo debater a revisão do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca, promovendo um diálogo entre a população e os órgãos competentes para buscar um equilíbrio entre a preservação ambiental e os direitos dos moradores da região.
A criação da Comissão Mista foi uma proposição do deputado Volnei Weber (MDB), que preside os trabalhos. O grupo ainda conta com o deputado Rodrigo Minotto (PDT) como vice-presidente e o deputado Zé Milton (PP) como relator. Também fazem parte da comissão os deputados Emerson Stein (MDB), Marquito (Psol), Fabiano da Luz (PT) e Ivan Naatz (PL).