Essa disputa entre líderes do PT e o Secretário Estadual do Desenvolvimento Econômico, Paulo Bornhausen, por incrível que possa parecer pode ser positiva para a população.
Não há como negar que o Sul carece de meios de transportes que amenizem o trânsito em rodovias como a BR-101. Apesar de em duplicação a via ainda submete os usuários, em pleno ano de 2013, a amargarem nas filas.
Ontem, o deputado Dirceu Dresch,do PT, coordenador da Frente Parlamentar Catarinense das ferrovias afirmou na Tribuna da Assembléia Legislativa que a Ferrovia de Integração, do Extremo Oeste ao Litoral, é prioridade do Governo Federal.
Mais que isso, garantiu que a obra deve ser licitada neste ano. Dresch tocou nesse assunto para rebater a informação de Bornhausen de que a Ferrovia havia sido excluída do PAC 2 o que teria motivado o Governo do Estado a reivindicar a estadualização da obra.
Se por acaso a informação do secretário é verdadeira, passará a não ser mais. O governo Federal, que não pode descuidar também da campanha política as vésperas de uma eleição presidencial, não somente terá que comprovar que a Ferrovia está no PAC como acelerar a licitação para evitar quaisquer futuras especulações.
O Plano do Governo Federal envolve quatro novas ferrovias no Estado. É o primeiro passo para o desafogamento do caótico trânsito nas rodovias. O que se espera é que as Ferrovias não sejam transformadas em motes de campanha como aconteceu com a duplicação da BR-101.
O que disse Dirceu Dresch: