Vereador mais votado de Nova Veneza quer candidatura a deputado; o protagonismo das mulheres; Dúvida na eleição proporcional do DEM em Criciúma - Karina Manarin
Vereador mais votado de Nova Veneza quer candidatura a deputado; o protagonismo das mulheres; Dúvida na eleição proporcional do DEM em Criciúma

Vereador mais votado de Nova Veneza quer candidatura a deputado; o protagonismo das mulheres; Dúvida na eleição proporcional do DEM em Criciúma

O protagonismo das Mulheres

A cassação do mandato de cinco vereadores em Sombrio em razão de candidatas “laranjas” na chapa expôs prática que habitava os bastidores políticos desde a criação da cota de 30% de mulheres, mas que até então não havia sido oficialmente desvendada. As eleições deste domingo no entanto confirmaram que as mulheres estão passando de coadjuvantes a protagonistas no processo. Em Lauro Müller, onde a disputa aconteceu com o atual prefeito, empresário, nome de peso na cidade, Valdir Fontanella, a eleição de uma chapa formada por mulheres. Dra Sayonara, do MDB, tem como vice Soraya Librelato, do PSD e faz história tambem por ser a primeira mulher prefeita do município. Em Içara, Dalvânia Cardoso, do PP, também é a primeira prefeita eleita na cidade e em Criciúma, a maior cidade da região, as duas vereadoras mais votadas são mulheres: Roseli de Luca, do PSDB e Giovana Mondardo, do PCdoB.

 

Chapa de mulheres

No Oeste de Santa Catarina, também foi eleita chapa formada por mulheres e com a mesma composição partidária que em Lauro Müller. Trata-se de Marlene Furlan, do MDB com a professora Silene , do PSD como vice. A dupla venceu a eleição na cidade de Paraíso. Por lá, a chapa também derrotou um prefeito candidato à reeleição.

 

 

Dúvida no DEM

A cota de 30% das mulheres aliás, pode provocar mudanças na eleição proporcional em Criciúma. A dúvida que paira desde que foram tornados públicos nesta tarde os dados referentes a eleição de vereadores, é quanto a chapa do DEM. A apresentada no relatório aponta 19 candidatos a vereador sendo quatro mulheres, em razão da renúncia de uma delas. Neste cenário, a proporcionalidade de 30% não é alcançada, já que seriam apenas 21% de mulheres. O curioso é que mesmo não se considerando a renúncia e contando vinte candidatos com cinco mulheres, também não se alcançaria o percentual de 30%.

 

A lei

Passado o pleito eleitoral em Criciúma, conversas de bastidores indicam que pode haver tentativa de derrubada da lei aprovada durante período eleitoral que proíbe vereadores eleitos de assumirem secretarias. O argumento é que a Lei é inconstitucional. Caso de fato ocorra, a composição da Câmara pode ter alterações, com possibilidades inclusive do atual presidente da Câmara, Tita Belolli, do PSDB, voltar a ocupar cadeira em 2021. Ele não alcançou a reeleição por três votos e é o primeiro suplente do PSDB, partido do prefeito Clésio Salvaro.

 

 

Abstenção

A abstenção no pleito eleitoral deste ano em Criciúma foi de 27,20% , 12% a mais que em 2016 quando alcançou 15,78%.  Já havia previsão de que o comparecimento às urnas seria menos, principalmente pela pandemia de coronavírus mas o cálculo de que apenas 90 mil pessoas compareceriam não vingou, Nesse ano, 106.563 pessoas compareceram à votação na cidade.

 

 

Sondagem

Durante a campanha eleitoral, a governadora em exercício, Daniela Reinher, sem partido, havia sondado algumas pessoas sobre o nome da deputada federal Carmen Zanotto para ocupar a Secretaria Estadual de Saúde. O empecilho era que a época, Carmen estava na disputa pela prefeitura de Lages. Passada a eleição, Carmen ficou em segundo. O empecilho agora pode ser o fato de o Governador Moisés praticamente ter data para voltar ao poder, o que tornaria improdutiva qualquer nova troca de secretário.

 

 Coronavírus

Daniela Reinher testou positivo na manhã desta terça-feira   para o coronavírus. Tem sintomas leves. Permanece em isolamento mas com reuniões de trabalho virtuais.

 

Centro do Idoso

Em audiência virtual nesta terça-feira com a Ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, a deputada federal Geovania de Sá, do PSDB, aproveitou para retomar a pauta do Centro Dia do Idoso em Criciúma. A ministra continua com a ideia de apoiar a implantação em Criciúma o projeto piloto que deverá ser referência para todo o país. Em dezembro, quando deve estar em Brasília, a deputada levará o orçamento de implantação e custeio do Centro Dia para o Idoso. A unidade, que deverá funcionar no Centro de Tratamento do Coronavírus, deverá abrigar cerca de 40 idosos por dia.

asasasasa

 

Candidato a deputado 

Vereador mais votado em Nova Veneza com 792 votos, o atual presidente da Câmara na cidade, Aroldo Frigo Junior, do PSDB, já planeja novo voo daqui a dois anos. Ele pretende uma candidatura a deputado estadual em 2022 e busca apoio de lideranças da região. Nesta sexta-feira às 9 horas da manhã, Aroldinho assume a prefeitura de Nova Veneza por período de 15 dias. O titular, Rogério Frigo, do PSDB,o pro

( na foto com o vereador Aroldo Frigo Junior),  reeleito no último domingo, retira licença do cargo.

asasasasa

 

Acic

A partir desta quarta-feira, dia 18 de novembro, será lançado na Acic o Núcleo de Microempreendedores Individuais. A intenção, segundo a coordenadora do núcleo, Luciana Ávila de Medeiros, além do desenvolvimento empresarial, é promover capacitações, realizar networking e trocar experiências/ideias acerca do microempreendedorismo.

 

 

 

 

 

 

Mais Vistos

Receba notícias diretamente no seu Whatsapp!

Entre no grupo do Whatsapp pelo link público.