Marcos Vieira instiga candidatura a federal no Sul; Secretários estaduais pedem exoneração; A inauguração do Natal em Criciúma - Karina Manarin

Marcos Vieira instiga candidatura a federal no Sul; Secretários estaduais pedem exoneração; A inauguração do Natal em Criciúma

 A retomada das prévias do PSDB

A campanha do governador de São Paulo, João Dória nas prévias do PSDB, que foram reiniciadas neste sábado, fez cronograma para a chegada dele ao local de votação às 16h30min. A previsão é que o resultado das prévias seja anunciado às 19 horas com a proclamação do resultado. Ãs 20 horas está prevista uma entrevista coletiva com João Dória. As prévias do PSDB foram interrompidas no último domingo após falha no aplicativo que possibilitaria a votação. Ontem o presidente nacional da sigla, Bruno Araújo anunciou a retomada da votação com novo aplicativo. Concorrem além de João Dória, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite e o ex-senador Arthur Virgílio.

 Confraternização

Chamou atenção nesta sexta-feira em Içara o almoço de confraternização do mandato do deputado Marcos Vieira. Na ocasião, o deputado incentivou as pré-candidaturas do vereador de Nova Veneza, Aroldo Frigo Junior e do ex-deputado Dóia Guglielmi para deputado estadual. 

asasasasa

 Federal

O deputado Marcos Vieira convidou a vereadora Mirele de Biasi, de Orleans, para participar do evento e também a incentivou a participar do pleito eleitoral de 2022 mas como candidata a deputada federal. Na região Sul, a maioria do PSDB está fechada com a pré-candidatura à reeleição da deputada federal Geovânia de Sá, que é presidente estadual da sigla. Nem Geovânia nem o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro participaram da reunião em Içara.

 Protesto

O deputado estadual Ivan Naatz, do PL,  pretende questionar a assessoria jurídica da Assembleia Legislativa na próxima semana sobre o retorno dos deputados Luiz Fernando Cardoso, o Vampiro, do MDB e Altair Silva, do PP. Os dois solicitaram exoneração da secretaria de educação e de agricultura nesta sexta-feira para indicar emenda impositivas na Assembleia mas devem retornar às secretarias em dois dias. 

Marcos Vieira instiga candidatura a federal no Sul; Secretários estaduais pedem exoneração; A inauguração do Natal em Criciúma

 Protesto II

O deputado estadual Jessé Lopes, do PSL, também protestou contra o pedido de exoneração dos secretários do governo de Carlos Moisés da Silva e aproveitou para justificar sua posição contrária à nomeação de deputados para secretarias.

 

Natal em Criciúma

Após o período de pandemia, que além de frear a economia, deixou marcas como a perda de familiares e amigos, a vacinação, com redução de casos e do número de mortes, traz alento e esperança de dias melhores. Os eventos como a inauguração do Natal em Criciúma emocionam também por proporcionar essa esperança, da retomada da rotina ainda que com marcas que nunca serão apagadas. O clima de magia do natal foi totalmente traduzido no evento desta sexta-feira, com auto da natal, chegada do Papai Noel e apresentação da Camerata de Florianópolis. Desde o dia 4 de novembro, uma série de atividades vêm movimentando praças e parques, dando ênfase à esperança e à solidariedade. O poder público em parceria com a CDL de Criciúma traz de volta esse sentimento de recomeço. 

 Morro do Céu

Integrantes do PT de Criciúma e do coletivo que defende o Morro do Céu protestaram ontem contra o prefeito Clésio Salvaro durante a abertura do natal na cidade. O grupo promove atividades denominadas “resistência” como a ocupação do espaço com atividades artísticas e de atividades físicas . Também aconteceu  Audiência Pública na Câmara de Vereadores sobre o Morro do Céu. Nesta sexta-feira, durante o evento de natal, os manifestantes com banner gritaram “Fora Salvaro” e “salve o morro do céu”.

Transporte de animais

Já está em vigor em Santa Catarina a Lei que autoriza o transporte de animais domésticos de pequeno e médio porte em ônibus intermunicipais. A Lei 1 foi sancionada na última terça-feira f pelo governador Carlos Moisés da Silva e publicada no dia seguinte no Diário Oficial do Estado. De autoria do deputado Kennedy Nunes, PTB, a proposta para vale para transporte rodoviário, ferroviário e hidroviário. O animal poderá pesar no máximo até 10 quilos, estar acondicionado em contêiner de fibra de vidro ou material similar e portar carteira de vacinação atualizada.

Roteiro

O roteiro do Governador Carlos Moisés da Silva no Oeste de Santa Catarina nesta semana teve discursos fortes de deputados do MDB a favor não somente da administração mas da permanência de Moisés no governo. Enquanto Romildo Titon resumiu em Treze Tílias: “Quatro anos é pouco para o governador Moisés, Valdir Cobalchini em Videira raciocinou na mesma linha: “Em time que está ganhando não se mexe. Tomara que aqueles que decidem nos partidos possam pensar em Santa Catarina”.

Sintonia

A maioria dos deputados estaduais do MDB está em sintonia dom o Governador Carlos Moisés da Silva e a possibilidade de ele filiar-se ao partido voltou com força nos últimos dias. Mesmo assim, ainda há resistência de outras lideranças do partido que tem dois pré-candidatos ao Governo para 2022: o senador Dário Berger e o prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli.

Mais Vistos

Receba notícias diretamente no seu Whatsapp!

Entre no grupo do Whatsapp pelo link público.