Geovânia preferida para vice de Amin e Moisés; Décio Lima candidato da Frente Democrática; Câmara vota nova CPI contra prefeito em Urussanga - Karina Manarin

Geovânia preferida para vice de Amin e Moisés; Décio Lima candidato da Frente Democrática; Câmara vota nova CPI contra prefeito em Urussanga

Possibilidade de Amin ser candidato ganha força

O senador Esperidião Amin aterrissou em Nova Veneza no fim de semana, município sob o comando do prefeito Rogério Frigo, que é do PSDB, e conversou também com o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, do mesmo partido. Depois da reunião. com pré-candidatos proporcionais do PP na última semana, Amin colocou o pé na estrada em busca de composição para a possibilidade de entrar na disputa pelo governo de Santa Catarina. No encontro com pré-candidatos a deputado estadual e federal, Amin afirmou que “quem quisesse apoiar candidato de outro partido que buscasse votos para vencer a convenção” e enfatizou que quer o número “11″ na urna. Neste contexto, o PSDB é um dos partidos preferenciais para compor como vice de Amin em uma chapa que teria o deputado Kennedy Nunes, do PTB como candidato ao senado. A avaliação interna é que o partido precisa colocar o número na urna não somente para tentar vencer a eleição mas para eleger deputados. Calcula-se com isso a possibilidade de eleição de cinco ou seis estaduais e dois ou três federais. Por isso, a possibilidade de Esperidião Amin entrar na disputa em Santa Catarina ganhou força nos últimos dias.

O cenário

Há de se lembrar neste contexto, que Esperidião Amin ainda tem mais quatro anos como senador e tem a esposa, Ângela Amin como pré-candidata a deputada federal e o filho, João Amin como pré-candidato a deputado estadual. Com a possibilidade de o “11″na tela da TV e na urna, aumentar o número de eleitos, envolve também os da família Amin.

O vice

Na conversa que teve na região sul, Amin colocou a mesa a possibilidade de o PSDB indicar um vice. Entre os nomes colocados está o da deputada federal Geovânia de Sá, pré-candidata à reeleição pelo PSDB. Apesar de remota, a hipótese não está descartada. Primeiro porque em política até que tudo esteja de fato resolvido e convencionado, ainda pode mudar. Segundo pela ligação de Geovânia com o prefeito Clésio Salvaro, um de seus principais conselheiros políticos. Um pedido dele não seria recusado. Na foto que a coluna recebeu no entanto, ficou a impressão que o café das deputadas federais Ângela Amin e Geovânia de Sá estava um pouco amargo talvez.

As opções

Além de Geovânia de Sá, o PSDB tem Leonel Pavan, Delírio Beber e o deputado Marcos Vieira como opções para compor como vice. 

Moisés e o PSDB

Não foi somente o senador Amin que aterrissou no fim de semana em Nova Veneza. O governador Moisés, que também namora o PSDB para compor em sua aliança para as eleições deste ano participou na manhã de domingo do tradicional desfile das famílias na Festa da Gastronomia Italiana. De sobrenome “Silva”, Moisés, dizem os bastidores, teria confidenciado a vontade de abrir a vaga de vice para o PSDB compor como família em sua coligação. O problema é que as vagas de senador e de vice já estão prometidas para o MDB, um entrave a ser repensado caso de fato os tucanos sejam convocados.

Barco

Logo após o desfile das famílias, o Governador e o prefeito Rogério Frigo acompanhados das primeiras- damas, entraram na gôndola para a foto que já se tornou  tradicional em Nova Veneza. A deputada federal Geovânia de Sá, que bateu cartõa na festa durante o fim de semana também colocou o poé no barco, despertando a especulação sobre entrar no barco de Moisés como candidata a vice na chapa. 

Décio no Sul

A região sul recebeu também durante o fim de semana o pré-candidato ao Governo pelo PT, ex-deputado federal Décio Lima. Em Tubarão, onde participou do pré-lançamento da campanha de  Matheus Madeira a deputado estadual. O evento reuniu militantes de toda a região sul e na ocasião Décio Lima afirmou estar confiante que o ex-presidente Lula “ganha a eleição no primeiro turno”.

 
O apoio do PDT 

Durante o fim de semana o presidente estadual do PDT, Manoel Dias, anunciou que o partido apóia Décio Lima como pré-candidato ao governo de Santa Catarina  pela Frente Democrática, formada por oito partidos de esquerda. A exigência do PDT é a vaga para o senado, que deve ser destinada ao ex-deputado federal Jorge Boeira, da região sul do estado. 

Geovânia preferida para vice de Amin e Moisés; Décio Lima candidato da Frente Democrática; Câmara vota nova CPI contra prefeito em Urussanga

 

Bastidores

Ocorre que a informação nos bastidores é que dos oito partidos que compõem a “Frente Democrática”, sete já teriam manifestado apoio para a pré-candidatura de Décio Lima, faltando apenas o PSB, que tem Dário Berger como pré-candidato ao governo que também tem a intenção de encabeçar a chapa. A intenção é reunir todos os partidos na próxima semana para anunciar Décio Lima como pré-candidato. A conferir como fica a situação de Dário Berger caso de fato isso se concretize. 

 Urussanga

A admissão ou não de nova Comissão Processante contra o prefeito de Urussanga, Luis Gustavo Cancellier deve entrar na pauta da Câmara de Vereadores nesta terça-feira. O pedido foi protocolado pelo ex-vereador Júlio César Bonetti na última semana logo após a decisão da Justiça pela volta do prefeito ao cargo. Para aprovação da Comissão são necessários cinco votos dos nove vereadores que compõem o Legislativo em Urussanga. 

 

Mais Vistos

Receba notícias diretamente no seu Whatsapp!

Entre no grupo do Whatsapp pelo link público.