Passada a polêmica da venda da obra inacabada do Complexo Educacional Nereu Guidi, o próximo assunto dominante em Criciúma deve ser o aumento no IPTU para o próximo ano.
A questão está sendo tratado com cautela tanto na prefeitura quanto na Unesc, que tem equipe em campo fazendo levantamentos para reajuste na Planta de Valores do Município. A conclusão é que há "flagrante desatualização".
Exemplo citado é que o valor máximo do metro quadrado construído na cidade é de R$ 200,00. O que já está sendo apelidado por representantes do Paço como "justiça fiscal" deve gerar muitas discussões até ser levado para votação na Câmara de Vereadores.
Na última sexta-feira, uma reunião com representantes do Paço, incluindo o prefeito Márcio Búrigo, e da Unesc apresentou os primeiros levantamentos. A conclusão deve acontecer ainda nesta semana.
Depois disso, iniciam o diálogo mais profundado com os vereadores, que já tiveram o primeiro contato, e com setores da sociedade organizada como a Acic e CDL.
O projeto a ser enviado para a Câmara pode ser mudança na Planta de Valores ou o aumento do IPTU com base nos estudos realizados. Precisa ser aprovado neste ano para valer para 2014.