Bolsonaro sinaliza veto ao Fundão; Vice-presidente do PSB na região; ex-vice de Içara a caminho do PL - Karina Manarin
Bolsonaro sinaliza veto ao Fundão; Vice-presidente do PSB na região; ex-vice de Içara a caminho do PL

Bolsonaro sinaliza veto ao Fundão; Vice-presidente do PSB na região; ex-vice de Içara a caminho do PL

 Bolsonaro sinaliza veto ao Fundão

Nessa questão da votação do Fundo Eleitoral, com aumento de R$ 2 bilhões para R$ 5,7 bilhões, um ponto merece explicação. A Lei de Diretrizes Orçamentárias, LDO, foi enviada pelo Governo Federal ao Congresso sem aumento para o Fundão. A emenda que propôs quase triplicar o valor do financiamento para campanhas partidárias foi votada e aprovada na Comissão Mista do Orçamento. Com isso, passou a fazer parte da LDO. Neste cenário, o Partido Novo apresentou um destaque para retirar o aumento do Fundão da LDO. Ocorre que pelo rito, a Lei precisava ser votada como estava, para depois ser avaliado o Fundão. O presidente da Câmara naquele dia, Marcelo Ramos, do PL, é acusado pelos deputados de não ter cumprido o regimento interno quando colocou o destaque como “votação simbólica”. O destaque foi reprovado e assim, o orçamento para os partidos nas eleições de 2022 continuou quase triplicado, o que fez os deputados federais que se dizem contrários ao aumento passarem o fim de semana se explicando. Na entrevista que concedeu quando deixou o hospital, o presidente Jair Bolsonaro falou sobre o assunto. Deixou implícito que deve vetar a matéria. Com isso, o aumento para o Fundão deve voltar para o Congresso Nacional. Caso isso ocorra de fato é a oportunidade de os brasileiros constatarem quem está falando a verdade e quem está faltando com ela quando afirma que é contra o aumento do Fundão. Porque não podemos esquecer que a matéria foi aprovada, apesar de ninguém saber ao certo quem votou a favor e contra. (Vídeo/Divulgação/redes Sociais)

 

Lição

A lição dessa votação do aumento do Fundão é que a pressão popular ainda é a arma mais forte e que no Congresso Nacional continuam as manobras que beneficiam e muito somente a classe política. 

 

Forquilhinha

O ex-prefeito de Forquilhinha, Dimas Kammer, assinou ficha no PDT durante o fim de semana. O evento teve a presença do deputado estadual Rodrigo Minotto, do pré-candidato ao Governo do Estado, Fernando Coruja, do ex-prefeito Vanderlei Ricken, do vice-prefeito Valcir Matias, o Chile, vereadores, suplentes e lideranças da região carbonífera.Há duas semanas, Minotto e Coruja iniciaram roteiro pelo Estado para apresentar a pré-candidatura do ex-deputado federal e estadual à majoritária. Na sexta-feira os dois  estiveram no Vale do Araranguá. No roteiro, fortalecem também o nome de Ciro Gomes para a Presidência da República.

Bolsonaro sinaliza veto ao Fundão; Vice-presidente do PSB na região; ex-vice de Içara a caminho do PL

Na área

Vice-presidente estadual do PSB, o ex-prefeito de Governador Celso Ramos, Juliano Duarte, que é pré-candidato a deputado estadual,  aterrissou no fim de semana na região sul para roteiro em Criciúma, Garopaba, Imbituba, Laguna, Capivari de Baixo, Tubarão, Gravatal e Braço do Norte. Juliano Duarte é do PSB mas está como chefe de Gabinete do senador Dário Berger, pré-candidato a governador pelo MDB nas eleições de 2022. 

Bolsonaro sinaliza veto ao Fundão; Vice-presidente do PSB na região; ex-vice de Içara a caminho do PL

Time

O ex-prefeito de Criciúma, Márcio Búrigo, do PL, continua costurando sua candidatura a deputado estadual para as eleições de 2022. Em Içara, encaminhou a filiação do ex-vice-prefeito da cidade, Henrique Guiglielmi, que anunciou na última semana sua renúncia à presidência do PSL do município.

Bastidores

Movimentação intensa nos bastidores políticos quando o assunto são pré-candidaturas proporcionais em toda a região sul. Em Criciúma, Aníbal Dário, que foi candidato a prefeito em 2020, movimenta grupo de apoio para concorrer a uma vaga na Assembleia pelo MDB. O partido tem ainda por enquanto o nome da ex-vereadora Tati Teixeira também com possibilidade de concorrer a uma cadeira de deputada estadual. Ao mesmo tempo, o ex-governador Eduardo Moreira continua afirmando e trabalhando também para concorrer como deputado estadual em 2022. 

Encontro de fim de semana

Também de Criciúma, a vereadora Giovana Mondardo, do PCdoB, é cotada para candidatura a deputada estadual em 2022. Nesse fim de semana, o colunista Ney Lopes publicou registro de encontro de Giovana com o secretário estadual de educação, Luiz Fernando Cardoso, o Vampiro, que é deputado estadual pelo MDB. Vampiro já colocou o nome no cenário para candidatura a deputado federal pelo MDB em 2022.

Coordenação

No PSDB, a regra inicial era somente um nome da Amrec para a candidatura a deputado estadual no próximo ano. Ainda não há definição de nome mas quem colocou o pé na estrada foi o vereador de Nova Veneza, Aroldo Frigo Junior. Além de agendas com o prefeito Clésio Salvaro e a deputada federal Geovânia de Sá, Aroldinho busca colaboradores para sua possível campanha. Durante o fim de semana, consolidou Agui Ghislandi para a coordenação jovem de sua possível campanha.

Bolsonaro sinaliza veto ao Fundão; Vice-presidente do PSB na região; ex-vice de Içara a caminho do PL

O Podemos

O Podemos, partido que teve as contas rejeitadas pelo TRE, aposta na ex-vereadora Camila do Nascimento para emplacar uma vaga na Assembleia Legislativa em 2022. O Delegado Ulisses Gabriel, que também deixou recentemente o PSD, e é cotado para filiação ao Podemos, tem afirmado nos últimos dias que não pretende concorrer nas eleições de 2022.

Mais Vistos

Receba notícias diretamente no seu Whatsapp!

Entre no grupo do Whatsapp pelo link público.