Briga no União Brasil: Deputados definem apoio para Topázio em Florianópolis - Karina Manarin

Briga no União Brasil: Deputados definem apoio para Topázio em Florianópolis

O cenário eleitoral em Florianópolis, que pegou fogo com a “desunião” no União Brasil, vai incendiar ainda mais na próxima semana quando a bancada de deputados estadual e federal do partido, sob o comando de Fábio Schiochet, deve anunciar oficialmente o apoio para a reeleição do prefeito Topázio Neto (PSD).

Isso porque, será essa a pauta de almoço da bancada do União Brasil na Assembleia Legislativa na terça-feira (25), com a participação da bancada federal.

Deputado Sérgio Guimarães

 “Devemos inclinar para apoio ao Topázio mesmo porque, já aconteceu um jantar na casa do ex-prefeito Gean Loureiro onde o apoio para Topázio já havia sido declarado”, antecipou ao blog o deputado Sérgio Guimarães, que assumiu a articulação política da situação desde a noite desta quarta-feira (19). 

Foi nesta data que aconteceu o anúncio do União Brasil de Florianópolis, sob o comando de Constâncio Maciel e do ex-prefeito Gean Loureiro, de que o partido não apoiará a reeleição de Topázio Neto. Em seguida, os vereadores Dalmo Meneses, Edinho Rosa, o Dinho e Josimar Pereira, o Mamá, reafirmaram que estarão no projeto de reeleição do atual prefeito. 

Coreto bagunçado, entrou em cena o deputado Sérgio Guimarães, em contato com Fábio Schiochet, na tentativa de esticar o diálogo e arrumar a casa.

A justificativa do União Brasil na nota oficial é de “divergências administrativas” com a atual administração municipal. Topázio Netto foi eleito como vice-prefeito de Gean Loureiro em 2020. A chapa foi eleita com 53,46% no primeiro turno.

Em 2022, Gean renunciou ao mandato para concorrer ao governo de Santa Catarina e Topázio assumiu a prefeitura.Até então, Topázio não era figura conhecida na política, mas alcançou protagonismo com ações e estratégias que o projetaram  no cenário.

A época da montagem da chapa em 2020, Gean enfrentou com João Batista Nunes algo semelhante ao que Topázio enfrenta com ele atualmente. 

João Batista que era o vice de Gean, foi preterido para continuar como vice na chapa e anunciou que o PSDB não mais o apoiaria. Magoado com a situação, João foi vice de Ângela Amin.

Atualmente, Gean Loureiro pode apoiar duas pré-candidaturas em Florianópolis: a de Dário Berger, pelo PSDB ou de Pedrão (PP). Há informações de bastidores que a tendência seria com Dário.

No atual cenário colocado, está evidente que caso a decisão de que o União Brasil não apoiará a reeleição de Topázio  seja mantida, quem levar apoio do partido ficará mais com o “CNPJ” do que com a militância, formada por lideranças como os vereadores e deputados.

 

Mais Vistos

Receba notícias diretamente no seu Whatsapp!

Entre no grupo do Whatsapp pelo link público.