Cancelier mais longe de retornar ao mandato em Urussanga; Décio Lima lança pré-candidatura; Hang inaugura comitê pró-Bolsonaro em Florianópolis; Antídio no Sul - Karina Manarin
Cancelier mais longe de retornar ao mandato em Urussanga; Décio Lima lança pré-candidatura; Hang inaugura comitê pró-Bolsonaro em Florianópolis; Antídio no Sul

Cancelier mais longe de retornar ao mandato em Urussanga; Décio Lima lança pré-candidatura; Hang inaugura comitê pró-Bolsonaro em Florianópolis; Antídio no Sul

 Prefeito de Urussanga continua afastado

A decisão do Tribunal Regional da 4 Região em Porto Alegre, que aceitou a denúncia contra o prefeito de Urussanga, Luis Gustavo Cancelier, do PP, e o manteve afastado do mandato, deixa a impressão que a situação que o envolve é complicada. Isso porque, o prefeito já está há um ano afastado do cargo, apesar de inúmeras tentativas de sua defesa para o reconduzir ao mandato. O mais curioso nessa situação é que faria sentido o argumento que as cautelares não podem servir como antecipação de pena já que seriam medidas pontuais e provisórias. Mais que isso, a denúncia foi aceita mas sabe-se que dificilmente o julgamento acontece antes do término do mandato do prefeito. Teoricamente faria sentido, pelo menos para quem acompanha de longe e não está inteirado do processo, que corre em segredo de justiça. Por isso, as decisões da justiça suscitam dúvidas quanto a possibilidade talvez de outra investigação em andamento. Politicamente a manutenção do afastamento de Cancellier incendeia novamente o cenário com a hipótese de a denúncia contra ele ser reapresentada na Câmara com o reinício das discussões sobre cassação do vereador Rozemar Sebastião, o Taliano e do próprio prefeito. Continua a novela na Benedetta.

 A denúncia

O Ministério Público Federal denunciou 11 pessoas após as investigações relativas a Operação Benedetta, deflagrada em maio do ano passado em Urussanga, entre eles o prefeito afastado, Luis Gustavo Cancellier. Eles foram denunciados por desvio de recursos, sonegação ou inutilização de documentos, falsidade ideológica, peculato e organização criminosa.

 A bancada PSD/União Brasil na Alesc

Os dois partidos a anunciar acordo para coligação visando ao pleito eleitoral deste ano deram mais um passo conjunto nesta semana. Em encontro com a presença dos pré-candidatos ao Governo Gean Loureiro, pelo União Brasil, e ao senado, Raimundo Colombo, pelo PSD, firmaram acordo de caminharem juntos também na Assembleia Legislativa. O almoço teve a presença também dos oito deputados das duas bancadas além do ex-secretário estadual da Casa Civil, Eron Giordani e do suplente de deputado Osmar Vicentini, que assumiu a cadeira de Felipe Estevão, do União Brasil. O bloco na Assembleia será informal mas com votação e definições em sintonia.

Lançamento

O lançamento da pré-candidatura de Décio Lima ao Governo do estado pelo PT e das pré-candidaturas proporcionais acontece neste sábado na Assembleia Legislativa. O PT faz parte da Frente Democrática, que une oito partido de esquerda e que já marcou o dia 31 de maio para definir a chapa majoritária. Apesar de nenhum dos pré-candidatos expor, há tendência que o próprio Décio Lima encabece a chapa. Também é analisada nos bastidores a possibilidade de o ex-deputado federal Jorge Boeira compor como candidato ao senado pelo PDT. A frente tem ainda o nome de Dário Berger, do PSB, Afrânio Bopré, do Psol, Ângela Albino, do Pcdo, Rodrigo Bornhold, do PSB e o ex-deputado Fernando Coruja, do PDT para composição de majoritária. 

 “O nosso problema não é criar palanque para o Lula, mas colar no Lula”, ex-deputado federal Décio Lima, pré-candidato ao Governo de Santa Catarina pelo PT 

  Roteiro

Pré-candidato ao governo pelo MDB, o empresário Antídio Lunelli cumpre roteiro na região sul neste fim de semana. Ele aterrissou em Siderópolis nesta quinta-feira, onde participou de encontro do partido. O presidente estadual do MDB, Celso Maldaner, acompanha Lunelli na agenda que prevê encontros com correligionários e empresários.

 Cocal do Sul 

O comando do União Brasil em Cocal do Sul foi apresentado ao ex-prefeito de Florianópolis e pré-candidato ao Governo Gean Loureiro. O ex-prefeito Nilso Bortolatto, Enio Burigo, Josiel Hoffmann, Jucemar Macari trabalham na estruturação da sigla no município. 

Desistiu

Pré-candidato a deputado estadual pelo União Brasil, o empresário Ricardo Ghelere, que concorreu a prefeitura de Araranguá em 2020, anunciou que não vai entrar na disputa por uma vaga na Assembleia neste ano e que vai apoiar o ex-prefeito de Criciúma, Márcio Búrigo, pré-candidato a deputado estadual. O acordo foi selado em Florianópolis na presença do pré-candidato ao Governo pelo União Brasil, Gean Loureiro  e do coordenador do partido na Amesc, Teco Silvério.

 

 Afilhado

Deputado federal Rogério Mendonça, o Peninha, colocou o pé na estrada trabalhando para eleger seu afilhado político, o pré-candidato a deputado federal pelo MDB, Rafael Pezenti. A dupla comemora nesta semana mensagem recebida do empresário Luciano Hang. Além de dizer que acompanha e gosta das postagens feitas pelo futuro candidato, Hang aconselhou: “Siga no destino de desamarrar a burocracia no governo brasileiro e deixar o empreendedor trabalhar”. O vídeo foi gravado na aeronave de Hang, que também elogia o deputado Peninha, pelo projeto que altera a forma de definir as áreas de preservação dentro das cidades, recentemente sancionado por Bolsonaro. 

 

 Comitê

Bolsonaristas de carteirinha, o empresário Luciano Hang e o deputado federal Rogério Mendonça, Peninha devem anunciar juntos, nos próximos dias, a instalação de um comitê suprapartidário em apoio à reeleição do Presidente Jair Bolsonaro, com sede em Florianópolis.

Mais Vistos

Receba notícias diretamente no seu Whatsapp!

Entre no grupo do Whatsapp pelo link público.