A sindicância instaurada na Afasc, para investigar fato ocorrido nesta quarta-feira (5), com uma criança de um ano e seis meses foi encerrada e as duas professoras responsáveis pela turma foram exoneradas.
A informação foi confirmada ao blog pelo diretor Executivo da Afasc, Juceli Alano. “Ontem (5), logo após o fato, as professoras foram afastadas e uma sindicância foi aberta para apurar os fatos. Hoje (6), a Sindicância foi concluída. Foi constatado que houve negligência. Eram duas professoras para uma turma de 14 crianças”, resumiu.

Diretor Executivo da Afasc, Juceli Alano
O fato acendeu a discussão sobre o número de crianças em salas de aula nos Centros de Educação Infantil de Criciúma.
O diretor da Afasc garante que o atendimento às crianças está dentro da regra do Conselho Municipal de Educação de Criciúma. “De acordo com o Conselho para essa faixa etária ali que é o grupo 2, seria uma professora a cada sete crianças. Estamos cumprindo a regra”, ilustrou.
A Afasc tem atualmente 6 mil crianças de três meses a 5 anos e onze meses. São 1025 professoras, 40 diretoras e 54 secretárias e 146 estagiárias.
São seis grupos :
Grupo 1 – 3 meses a 11 meses
Grupo 2 – 1 ano a 1 e 11 meses
Grupo 3 – 2 anos a 2 e 11 meses
Grupo 4- 3 anos a 3 e 11 meses
Grupo 5 – 4 anos a 4 e 11 meses
Grupo 6 – 5 anos a 5 e 11 meses
Para os grupos um e dois, o Conselho determina até 20 crianças em sala com três professores podendo um ser estagiário. Para os demais grupos são 25 crianças com dois professores.
“ Nós da direção estamos constantemente visitando os CEIs para verificar o funcionamento e verificar possíveis correções necessárias. Quando aconteceu o fato ontem eu estava no CEI da Vila Manaus e nos deslocamos imediatamente ao CEI Beato Aníbal Maria di Frância para levantar informações acerca do ocorrido, informou o diretor da Afasc. “Estamos preocupadíssimos com essa situação de segurança das crianças. O nosso lema principal é segurança, segurança e segurança”, completou.
O fato específico nesta quarta-feira (5), aconteceu, de acordo com Juceli, durante a retirada das crianças da sala em função da limpeza. “As professoras não perceberam uma criança que saiu engatinhando, foi para fora do corredor, tinha uma porta aberta e a criança foi parar na grade”, concluiu Juceli Alano.
Criciúma está entre os municípios do estado onde há vagas em Centros de Educação Infantil públicos. São cerca de 100 vagas em alguns dos CEIs do município.