Cenário eleitoral em Criciúma: Acélio vice de Guidi? - Karina Manarin

Cenário eleitoral em Criciúma: Acélio vice de Guidi?

Todo partido que quer emplacar posição em uma eleição começa anunciando que tem um pré-candidato ao cargo máximo daquele pleito. No caso das eleições de 2024, seria candidato a prefeito. Esse episódio que começa a tomar corpo no PSDB, confirma que ainda há muitas peças a serem mexidas no tabuleiro eleitoral em Criciúma. Atualmente, o nome de Arleu a Silveira domina as rodas, principalmente por ser ele o indicado do prefeito Clésio Salvaro que sem dúvidas tem muita influência eleitoral, pelo serviço prestado à cidade.

Acélio Casagrande e Ricardo Guidi

Por outro lado no entanto, o deputado federal Ricardo Guidi continua afirmando que será candidato a prefeito pelo PSD. A julgar pelo atual cenário, ele não terá esse espaço em seu atual partido. Afora todas as investidas de líderes do PL, em especial a presidente do partido em Criciúma, Júlia Zanatta para que ele migre ao partido, ele pelo menos por ora, não demonstra sinais que possa ceder. Há interpretações inclusive, sobre a possibilidade de aproximação de Júlia Zanatta e Clésio Salvaro, com declarações que o PL possa compor com o PSD em Criciúma, ser estratégia com certa pressão para a decisão de Ricardo Guidi.

Mesmo sendo os dois nomes colocados do PSD , com apenas uma vaga para prefeito, os demais partidos e candidatos acabam “orbitando”em torno dos dois nomes, muitos trabalhando para ser vice “do Arleu” ou do “Guidi”. O PSDB era o antigo partido do prefeito Clésio Salvaro e muitos dos vereadores umbilicalmente ligados a ele continuam no ninho tucano. Primeiro porque se saírem agora perdem o mandato. Segundo talvez também por aguardarem  “acomodação eleitoral”. Por isso, o comando do partido nesse momento também é fator importante.

Quem assumir a provisória do PSDB em Criciúma fica até março de 2025, ou seja, vai comandar o processo eleitoral. Dailto Feuser fez a tentativa e caso tenha êxito já anunciou que apóia e defenderá candidatura de Acélio Casagrande. Acélio, em recente pesquisa IPC divulgada em Criciúma aparece empatado tecnicamente com Ricardo Guidi e Arleu da Silveira. Mais que isso, foi o candidato a deputado estadual mais votado da história de Criciúma em 2022, com 39.032 votos. Tem pré-requisito e peso para figurar no cenário mas, como andorinha só não faz verão, pode também compor como vice.

O atual secretário de saúde de Criciúma aliás, é amplamente citado como possível nome para compor como vice de Arleu da Silveira. Caso o PSDB se rebele no entanto, ainda que essa hipótese só seja provável se tiver apoio do comando estadual da sigla, (leia-se deputado Marcos Vieira),  Acélio pode ser também carta na manga para compor com Ricardo Guidi, caso ele seja candidato pelo PL. Ricardo não cansa de dizer que mantém, conversas com partidos como o próprio PSDB, União Brasil e MDB para as eleições de 2024.

Entre novas possibilidades e possíveis “planos B”, seguem agitados os bastidores políticos em Criciúma quando o assunto são as eleições do próximo ano.

No cenário há ainda os pré-candidatos a prefeito pelo MDB, vereador Paulo Ferrarezi e o médico Aníbal Dário pelo União Brasil. 

Mais Vistos

Receba notícias diretamente no seu Whatsapp!

Entre no grupo do Whatsapp pelo link público.