Com uma gestão marcada pela escuta ativa da comunidade acadêmica, a “Chapa 1 – Unesc presente com olhar no futuro”, abriu uma série de diálogos com estudantes, professores e colaboradores nesta quarta-feira, 26, apresentando propostas para o próximo ciclo de gestão com um olhar sobre o presente e o futuro da instituição.
Em um ambiente de troca e participação, as candidatas à reitora, Luciane Ceretta, e à vice-reitora, Gisele Coelho Lopes, prestaram contas dos avanços conquistados nos últimos anos e ouviram as demandas dos acadêmicos, reforçando o compromisso com uma Unesc cada vez mais inovadora, acessível e conectada às necessidades da comunidade.
O calendário dos encontros é divulgado pelas redes sociais da Chapa 1.
“Nós somos gestoras eleitas por uma comunidade acadêmica que se sente representada por propostas construídas coletivamente. Nossa Universidade tem um sistema eleitoral único, onde cada voto importa. Isso fortalece nossa gestão e nos dá ainda mais respaldo para representar a Unesc em qualquer espaço”, destacou a reitora Luciane Ceretta.

Encontro aconteceu nesta quarta-feira (26)
Durante o encontro, a Chapa 1 destacou os pilares da campanha e suas principais propostas para a gestão 2025-2029. Entre as realizações da atual administração, foram ressaltadas a conquista do conceito máximo do MEC (Nota 5), posicionada entre as 20 melhores Universidades não-estatais do Brasil, a sustentabilidade financeira da Universidade, a implementação da graduação Multi, a ampliação dos espaços e melhorias na infraestrutura do campus, como a construção de passarelas, modernização dos laboratórios, criação da Escola de Idiomas e a reforma completa do bloco do Programa de Pós-Graduação. Outras iniciativas relevantes incluem a expansão das Clínicas Integradas e do Centro Especializado de Reabilitação.
Outro grande marco da atual gestão foi a conquista do Programa Universidade Gratuita, uma luta conjunta da Unesc com os estudantes, que resultou na criação de uma política pública consolidada em Santa Catarina.
A vice-reitora Gisele Coelho Lopes enfatizou sua trajetória na instituição: “Cheguei à Unesc há mais de 20 anos como acadêmica. Acompanhei a evolução da Universidade, participei desse processo e agora quero seguir à frente, lado a lado com a comunidade acadêmica.”
Eleições com voto universal
A Unesc é a única universidade da América Latina a adotar o sistema de voto universal, direto e secreto, no qual estudantes, professores e colaboradores têm o mesmo peso na decisão eleitoral. Esse modelo democrático reforça a legitimidade da gestão eleita.
A comunidade acadêmica também poderá contribuir com sugestões, além de conferir toda prestação de contas da gestão e as propostas da campanha, pelo site www.chapa1unesc.com.br.
Como será a eleição
No dia 11 de março, a comunidade acadêmica irá eleger a Diretoria Executiva da Fundação Educacional de Criciúma (Fucri) e sua reitoria. O pleito ocorrerá de forma híbrida e contará com chapa única na disputa. A votação poderá ser realizada virtualmente, por meio do e-mail institucional ou código de vínculo, e presencialmente em locais divulgados pela Junta Eleitoral.
Estão aptos a votar estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação, pós-graduação e no Colégio Unesc (desde que maiores de 16 anos), além de professores e técnicos administrativos em exercício. Professores e técnicos licenciados por até seis meses também podem votar, desde que mantenham vínculo empregatício.
Conheça as candidatas
Prof.ª Dra. Luciane Bisognin Ceretta Atual reitora da Unesc, presidente da Acafe, conselheira estadual e nacional de Educação e vice-presidente da Câmara de Educação Superior do CNE. Doutora em Ciências da Saúde, especialista em Gestão de Organizações e pesquisadora nas áreas de Saúde e Educação. Professora universitária há 30 anos, com atuação na defesa das Universidades Comunitárias em Santa Catarina e no Brasil.
Prof.ª Dra. Gisele Silveira Coelho Lopes Mestre e doutora em Administração, especialista em Gestão de Pessoas e professora universitária há 21 anos. Atualmente, é Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão da Unesc, coordenadora do segmento das comunitárias no Fórum de Pró-Reitores de Pós-Graduação e Pesquisa (Foprop) e diretora executiva da Associação Empresarial de Criciúma (Acic). Atua como consultora organizacional em gestão estratégica, processos organizacionais e desenvolvimento humano.