Chile deve substituir todos os secretários em Forquilhinha - Karina Manarin

Chile deve substituir todos os secretários em Forquilhinha

O vice-prefeito de Forquilhinha, Valcir Antônio Matia, o Chile, (PDT), que assumiu como prefeito interino calculou na entrevista coletiva que concedeu  nesta terça-feira (15), que deve ficar pelo menos 30 dias no comando do Executivo. Ele assumiu em razão da Operação da Polícia Civil que afastou o prefeito reeleito, José Cláudio Gonçalves, o Neguinho (PSD). 

Na entrevista, Chile classificou o atual momento como “triste” para a cidade e lembrou que  é a primeira vez que um prefeito é afastado das funções na história recente do município. Chile também adiantou que deve trocar todos os secretários.

O vice-prefeito teve ao seu lado na entrevista os vereadores presidente da Câmara, Felipe Dordete (PP) e Marcos Macedo (PDT). 

Chile e Neguinho sequer se cumprimentam desde 2022, quando houve divergências entre ambos.

Prefeito em exercício concedeu entrevista coletiva na tarde desta terça-feira (15)

Veja parte da entrevista :

O sr disse que não haveria necessidade de acontecer isso, que é primeira vez que isso acontece em Forquilhinha.O sr avalia que não haveria necessidade porque o prefeito não teria motivo para ser afastado ou teria motivo para isso. Como o sr avalia essa situação?

Primeiro eu gostaria de dizer que eu acredito no trabalho da polícia e quero enaltecer todo o trabalho que a polícia tem feito. Quando eu falo em não acontecer era realmente o fato de terem acontecido quatro visitas na prefeitura, essa é q quinta vez e veio com o afastamento do prefeito. Isso não precisava acontecer porque eu acredito que se a polícia pediu o afastamento se fez isso acredito que tenha fatos suficientes para fazer. Então quando eu falo que não precisava ter acontecido era o prefeito que não poderia ter feito isso que a polícia vem investigando há muito tempo.

O sr pensa em fazer alguma auditoria, alguma investigação a mais na prefeitura?

Primeiro nós vamos colaborar com a polícia. Devemos ter uma conversa com a polícia nos próximos dias e colocar tudo o que é possível para colaborar com a investigação. Com relação a auditoria, temos que verificar se há tempo hábil para isso. Mas acredito que não. O que podemos fazer nesse momento é colaborar com o que a polícia precisar para as investigações. Eu não se bem sobre o assunto, o que temos conhecimento é pela imprensa então amanhã ou nesta semana, gostaria de falar com alguém da polícia para nos inteirarmos.

O sr se surpreendeu com esse afastamento após as eleições?

Forquilhinha vice essa expectativa ha muito tempo. As pessoas sempre perguntavam e estavam sempre atentas a essas situações em investigação. Acredito que vivia isso de uma maneira ou outra. Com relação a após a eleição me surpreendeu. Eu achava que se tivesse alguma coisa já teria sido feito antes mas para supresa nossa a polícia teve os motivos para fazer isso agora.

Qual sua expectativa de ficar no cargo interinamente? O sr tem alguma sinalização que isso possa ser por um período mais curto ou de repente o horizonte do final do mandato?

É uma questão jurídica, é uma questão que a polícia tem mais conhecimento para dizer isso do que eu. Eu acredito que no mínimo aí 30 dias. O afastamento não tem período e é questão da justiça. Eu acredito que dificilmente ele volta até o final do ano porque olha só, porque também tem a questão burocrática, da demora da justiça para analisar caso a caso. Então acho que dificilmente ele volta antes do final do mandato.

O sr já decidiu a substituição de algum integrante do primeiro, segundo e terceiro escalão?

Tem uma questão financeira e dois cargos que a princípio vamos modificar agora no primeiro momento mas eu acredito que secretários dificilmente vai ficar algum. Mas pode ficar um ou dois.

O sr retira todos os secretários?

Não acredito que todos, mas a grande maioria. Eu ainda não posso dizer se retiro todos ou alguns. 

Qual a prioridade do governo hoje?

Faltando dois meses e meio para o final do mandato, a prioridade é fechar as contas e não deixar a desejar na prestação de serviços principalmente em áreas essenciais como saúde e educação. Manter a saúde que o município tem e sempre tentar melhorar. As obras, o que tiver recursos, condições, nós vamos terminar.

O que significa para o sr o PDT voltar ao comando da prefeitura? O partido teve Vanderlei Ricken prefeito há alguns anos mas em 2024 não elegeu nenhum vereador. O fato de estar na prefeitura nesse momento é um reforço para o partido?

O PDT infelizmente não elegeu nenhum vereador, nós tivemos muitos problemas internos ultimamente… e é bom, o PDT, principalmente o PDT do Vanderlei, quando administrou Forquilhinha e a gente ficou na oposição durante 20 anos, ganhamos uma eleição há quatro anos e nos tornamos, o pouco do PDT que ficou no partido e ficou na administração ficou na oposição de novo e depois nos final, agora nos últimos dias teve uma ala que quiseram apoiar o prefeito atual, não foi o meu caso e do vereador Marcos e de mais algumas pessoas. É bom o PDT assumir a prefeitura de volta, pema que é por pouco tempo mas vamos tentar fazer o que for melhor para o município.

Mais Vistos

Receba notícias diretamente no seu Whatsapp!

Entre no grupo do Whatsapp pelo link público.