Reunião extraordinária da Comissão de Educação foi agendada para esta terça (20/06), às 19h, com objetivo de garantir que a sociedade seja ouvida oficialmente sobre o programa Universidade Gratuita. A medida foi solicitada pela deputada Luciane Carminatti (PT) e aprovada em caráter urgente durante uma reunião do colegiado, após o cancelamento da audiência pública previsto no calendário oficial da Alesc.
A reunião será virtual e contará com a participação de entidades representativas de professores e estudantes, instituições de ensino superior beneficiadas pelo programa, órgãos de fiscalização como o Tribunal de Contas do Estado e o Ministério Público, além do próprio governo estadual.
“Ao ouvirmos todas essas representações, estamos cumprindo nossa função como comissão”, disse Carminatti. “Esse programa é de extrema importância para a educação catarinense, para as finanças do Estado e para o futuro de Santa Catarina. Não podemos aprovar algo desse porte sem ouvir oficialmente todas as instituições envolvidas”, justificou a deputada Luciane Carminatti.
A presidente da comissão também chamou o governador Jorginho Mello. “Ele é o autor da proposta e até agora não se apresentou para construir consenso, só vemos as partes envolvidas divergindo e com vários questionamentos em aberto”, destacou Carminatti, chamando o governador para esclarecer e justificar sua principal promessa de campanha, na reunião desta terça.