O ex-procurador da República, Deltan Dallagnol, deputado federal mais votado do Paraná em 2022, e que teve o mandato cassado pelo TSE, estará em Criciúma no dia 30 de novembro.
A palestra “Corrupção, Liberdade e os Desafios do Combate Político” acontece na Sociedade Recreativa Mampituba a partir das 19h30min.
Deltan aterrisa na cidade dois meses após a filiação ao Partido Novo, que aconteceu no dia 29 de setembro em encontro nacional da sigla em São Paulo.
O então deputado, que fez mais de 345 mil votos, foi cassado por suposição. A acusação acatada pelo Tribunal, é que ele teria antecipado seu pedido de exoneração do cargo de Procurador para evitar possível punição administrativa do Conselho Nacional do Ministério Público.
O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná foi acionado pelo Partido da Mobilização Nacional (PMN) e a Federação Brasil da Esperança (PT-PCdoB e PV). A alegação é que Dallagnol pediu exoneração do cargo de procurador da República enquanto estavam pendentes sindicâncias para apurar reclamações sobre sua conduta na Operação Lava Jato.
Essas apurações poderiam levar a um ou mais processos administrativos disciplinares (PADs), que o tornariam inelegível, se fosse condenado. A época a decisão do TRE/PR foi pela improcedência do pedido mas o TSE concordou com a suposição.
O ingresso para o evento em Criciúma é um quilo de alimento não perecível ou um brinquedo mas há necessidade de inscrições através desse link
O evento é uma realização do Fórum de Entidades de Criciúma, Associação Empresarial, Rotary, CDL e Somarsul.