Leia também: vereador apresenta projeto para campanha de doação de alimentos juntos aos que forem se vacinar contra a Covid-19
07/04/2021 22:09

Não há como desprezar a atenção básica aos casos de coronavírus 

Durante a visita do presidente Jair Bolsonaro a Santa Catarina nesta quarta-feira, a governadora Daniela Reinehr enumerou cinco pilares no combate à pandemia de coronavírus. A governadora não ousou pronunciar “tratamento precoce” mas falou em “tratamento imediato” da doença, reforço à atenção básica e alertou para que quem tenha os primeiros sintomas procure tratamento médico para evitar o agravamento. Também citou a expectativa pelo recebimento de mais vacinas no Estado e a melhoria na logística de distribuição. A secretária de Saúde, Carmen Zanotto, não falou em tratamento imediato. Focou o discurso na vacina, alertou para a importância de se tomar a segunda dose, agradeceu a união do governo federal, estadual e municipal, no caso de Chapecó e de empresários, além de trabalhadores no setor saúde. O discurso de Daniela e Carmen converge quando o assunto é a vacinação, e esse precisa de fato ser o foco nesse momento. Mas não se pode desprezar a atenção básica ao tratamento, para que se possa tentar evitar que mais pessoas precisem de internação e UTI. A fórmula utilizada em Chapecó foi essa: testagem em massa, tratamento imediato de positivados e isolamento. Enquanto não há vacinas suficientes para todos, o poder público não pode ignorar o que o prefeito de Chapecó, João Rodrigues chamou de “lógico e óbvio”, ou seja, o que foi feito naquela cidade.

Na lista

A exposição do prefeito de Chapecó, João Rodrigues, com a visita inclusive do presidente Jair Bolsonaro ao município já o coloca como nome para composição em majoritária pelo PSD em 2022. O partido por ora tem três nomes para o Governo: Napoleão Bernardes, Milton Hobus e Raimundo Colombo. Mas pode ter quatro…

Campanha

Em Criciúma, o vereador Paulo Ferrarezzi, do MDB, protocolou requerimento para que seja realizada uma campanha de doação de alimentos por parte de pessoas que forem receber a vacina contra a covid19. Não deve ser obrigatório mas é uma forma de amenizar a necessidade de pessoas que passam por momentos difíceis em meio a pandemia.

Lauro Müller

Em Lauro Müller, a prefeita Saionara Bora, do MDB, do MDB, assinou decreto que modifica os prazos de pagamento do IPTU. A decisão se deu, segundo a prefeita, em virtude do momento de pandemia, que causa reflexos não somente na saúde da população, mas também na economia. Os contribuintes que optarem pelo pagamento em duas parcelas, com vencimento em 10 de setembro e 11 de outubro, terão desconto de 20%. A quem optar pelo parcelamento em quatro vezes, os vencimentos serão: 10 de setembro, 11 de outubro, 10 de novembro e 10 de dezembro.

 

 LIDE em Criciúma

Criciúma pode ser sede de evento estadual, promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais, LIDE. A expectativa é que o encontro ocorra em maio, reúna diversos empresários, estimule a importância das cidades inteligentes e trate também sobre empreendedorismo, sustentabilidade, inovação e impacto social.Representantes do grupo estiveram nesta quarta-feira, visitando a Prefeitura de Criciúma e apresentando a campanha “É hora de acelerar”. Na oportunidade, o presidente do Lide em Santa Catarina, Delton Batista, acompanhado da liderança vertical Smart City do grupo no estado, Fernando Weber, se reuniu com o prefeito Clésio Salvaro e recebeu um livro sobre Criciúma.


Taxa Social

Aprovado na Câmara de Vereadores de Araranguá, anteprojeto que estabelece regras para a cobrança de tarifa social no Serviço Autônomo de Água e Esgoto. A proposta, de autoria do vereador Ozair da Silva, o Banha, do PT, consiste em benefício para as famílias de baixa renda no município.Conforme o anteprojeto, as famílias devem se enquadrar  em critérios específicos e principalmente devem compor o CadÚnico e os descontos irão variar conforme o consumo da residência, podendo chegar até 80%. De acordo com a proposta, que se for de interesse do prefeito, deve voltar em forma de Projeto de Lei para a Câmara Municipal de Vereadores, o Samae deve elaborar um formulário para o requerimento do benefício.Além disso, a tarifa social pode ser cessada quando houver três atrasos consecutivos  e se a residência não cumprir as normativas do Samae.

 

Experiência

Coronel da Reserva da PMSC, Luiz Carlos Vitório resolveu dividir a experiência de 33 anos de trabalho que incluíram a função de ajudante de ordens dos governadores Luiz Henrique da Silveira e Raimundo Colombo, através de cursos voltados às assessorias de agentes públicos e políticos em geral. Luiz Carlos também foi chefe de cerimonial e diretor de relações internacionais do Governo do Estado. O primeiro curso inicia no dia 28 de abril e a empresa "Na Prática Consultoria", administrada pelo Coronel da Reserva é totalmente virtual. 

 Reestruturação

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou hoje moção que manifesta contrariedade à reestruturação do Banco do Brasil em Santa Catarina. De acordo com o deputado Neodi Saretta, do PT, autor da Moção, a direção do Banco pretende mudanças em 870 locais com fechamento de agências, postos de atendimento e escritórios. Na região sul a previsão é para mudanças nos municípios de Timbé do Sul e Morro da Fumaça, onde as agências serão transformadas em Postos de Atendimento. Em Santa Catarina, oito postos de atendimento e agências bancárias serão fechados nos municípios de Florianópolis, São José, Palhoça, Blumenau, Salto Veloso, Ouro e Passos Maia. 

Enviando Comentário Fechar :/