A eleição 2026 já começou. Essa foi a tônica do encontro do PL com eleitos em 2024, que aconteceu na noite desta quinta-feira (17) em São José, na grande Florianópolis.
O presidente estadual do partido, governador Jorginho Mello, destacou importância dos 90 prefeitos eleitos, os 55 vices e os 585 vereadores como base para o próximo pleito, onde ele deve ser candidato à reeleição.
O PL foi o partido que mais elegeu prefeitos em Santa Catarina em 2024 e Jorginho Mello espera engordar os números já nos primeiros meses de 2025, com a filiação de pelo menos outros dez prefeitos eleitos por outros partidos.
Entre eles está a prefeita de Lages, Carmen Zanotto, que está no Cidadania.
Em seu discurso, Jorginho destacou pautas repetidas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro como pátria, família e bons costumes e enfatizou sua crença na candidatura dele a presidente em 2026.
Com isso, o governador reforça o principal mote de sua eleição em 2022, quando concorreu em chapa pura e venceu por estar alinhado ao bolsonarismo.
No evento, além dos eleitos em 2024, os deputados do PL, que reforçaram o discurso em prol do fortalecimento das bases do partido para as próximas eleições.
O PL tem a maior bancada parlamentar com seis deputados federais, onze deputados estaduais e dois senadores, possuindo ainda a vice-governadora e o governador, se tornando o maior partido Santa Catarina.