Leia também: A organização do PSD em Criciúma, Vereadora lança pré-candidatura a federal
08/05/2022 19:13

Gean sem reeleição

O pré-candidato ao governo de Santa Catarina pelo União Brasil, ex-prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro deve anunciar nos próximos dias que caso seja eleito, não vai concorrer à reeleição. É um ingrediente a mais para selar coligações , em especial com o PSD, cujo anúncio oficial é esperado para esta segunda-feira. Os detalhes da pré-aliança foram discutidos não somente em Brasília, com o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, mas com todos os principais líderes do partido no estado, o que inclui o ex-governador Raimundo Colombo, que insiste em colocar o nome à disposição para a candidatura ao governo pelo PSD e que pode compor como candidato ao senado na chapa. A reunião do PSD deve aprovar a proposta de Loureiro de composição com ele na cabeça de chapa e as vagas de vice e senador para o partido aliado. A união das duas siglas consolida uma forte aliança, com considerável tempo de TV, fundo eleitoral significativo e a estrutura dos dois partidos, os primeiros a anunciar uma pré-aliança no estado. 

Time

Pré-candidato a deputado estadual pelo União Brasil, Márcio Búrigo, mostrou força no encontro do partido em Criciúma e que teve a presença do pré-candidato ao Governo pela sigla, Gean Loureiro. Durante a reunião, Loureiro enalteceu o recém filiado, apostou em sua eleição e o nomeou “futuro conselheiro no Sul”. 

 Mesa

Durante sua passagem por Criciúma na última sexta-feira, Gean Loureiro abonou algumas fichas ao União Brasil. O ex-vice-prefeito de Criciúma, Gelson Fernandes serviu como “apoio"para a assinatura. 

 O cenário

Antes de Márcio Búrigo, o União Brasil tinha dois pré-candidatos proporcionais para as eleições deste ano: o vereador Júlio Kaminski, que migrou ao PP e o advogado Jeferson Monteiro, que confirmou a filiação ao Republicanos, partido do Governador Moisés. Monteiro aliás, participou do evento com a presença de Moisés no Balneário Rincão na última sexta-feira. 

 

 Estrela

Além do Governador Moisés, que trouxe recursos para a terceira etapa do calçadão no Balneário Rincão e para uma escola no município, o destaque durante o evento na cidade na sexta-feira ficou para o deputado estadual Luiz Fernando Cardoso, o Vampiro. O deputado articulou os recursos junto ao governo, aterrissou na cidade ao lado do Governador e teve faixas de recepção dedicadas a ele. Vampiro é pré-candidato a deputado federal pelo MDB do Sul. 

 Amor ou paixão?

O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, do PSDB, não poupou elogios ao Governador Carlos Moisés da Silva, do Republicanos, ao recebê-lo na prefeitura na última sexta-feira.Moisés deixou R$ 78 milhões para a cidade e arrancou de Salvaro suspiros, gratidão e declaração de que deve continuar no comando do Governo de Santa Catarina. A conferir se o amor perdura pelo menos  até a eleição ou se trata de paixão passageira. Os caminhos do PSDB para as eleições deste ano passam também por Salvaro, um dos maiores líderes do partido no estado.

Roteiro

Enquanto o Governador Moisés e gean Loureiro aterrissaram no sul , o empresário Antídio Lunelli, por ora ainda pré-candidato ao Governo pelo MDB, cumpriu agenda no  Meio-Oeste catarinense. Por lá, recebeu apoio das lideranças regionais do partido, visitou  empresários com quem conversou sobre a necessidade de modernização da máquina pública, palestrou na CDL de Curitibanos e conheceu o Hospital Universitário Santa Terezinha, em Joaçaba. Em encontro promovido em Joaçaba, além do presidente do MDB, Celso Maldaner, estiveram presentes pré-candidatos a deputado federal e estadual, prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, e presidentes dos diretórios municipais do MDB da região.

 

 Crescimento

Em tempos escassos de reuniões de executivas municipais e decisões partidárias, o PSD de Criciúma chama atenção pelos constantes encontros de organização e principalmente pelo número de pessoas presentes. Foi assim na última sexta-feira, quando mais de 200 pessoas participaram do evento de posse das novas executivas dos núcleos Mulher e Jovem, em um encontro também de filiações no Círculo Operário Criciumense. A suplente de vereadora Dudi Sônego está a partir de agora à frente das mulheres e o ex-presidente do DCE da Unesc, Alexandre Bristot, será o presidente da juventude do partido. A julgar pela organização, que projeta não somente as eleições deste ano, o partido pode inclusive ter candidato à prefeitura de Criciúma em 2024.

  Ordenação

O senador Esperidião Amin, do PP, se deslocou de Florianópolis na tarde de sábado especialmente para a Ordenação Presbiterial de Giliard Cesconetto Gava. Filho de Nova Veneza, Gili, foi secretário municipal na cidade. Além de Amin, participaram da celebração o ex-prefeito de Nova Veneza, Genésio Spillere e de Urussanga, Ruberval Pilotto, os prefeitos de Nova Veneza, Rogério Frigo, e de Pedras Grandes, Agnaldo Filippi, os vereadores presidente da Câmara de Nova Veneza, Evandro Gava e Aroldo Frigo Junior e o deputado federal Ricardo Guidi. 

 Evangélicos

Após a participação na ordenação do padre Giliard, o prefeito Rogério Frigo e o vereador Aroldo Frigo Junior seguiram para evento da igreja Assembleia de Deus, ao lado da deputada federal Geovânia de Sá, pré-candidata à reeleição pelo PSDB. Aroldinho é pré-candidato a deputado estadual pela sigla. 

 Lançamento

A vereadora Giovana Mondardo, do PCdoB de Criciúma, lançou sua pré-candidatura a deputada federal neste fim de semana. O lançamento foi em conjunto com o também vereador César Valduga, de Chapecó, pré-candidato a deputado estadual nas eleições deste ano e aconteceu durante a da 29ª Festa Vermelha, realizada tradicionalmente todos os anos no município do Oeste do estado. A mais jovem vereadora da história de Criciúma, Giovana Mondardo, de 29 anos está em seu primeiro mandato e alcançou em 2020 a segunda maior votação para a Câmara Municipal.

 

 

Enviando Comentário Fechar :/