A tradicional unidade “DIC” da Polícia Civil, com sede no bairro São Luís, após edição de decreto estadual pelo Governador do Estado Jorginho Mello (PL), passou a ter status de Departamento de Investigação Criminal.
A iniciativa de reestruturação das unidades investigativas partiu da Delegacia-Geral da Polícia Civil, comandada pelo Delegado Ulisses Gabriel. Agora, com a normatização pelo Executivo Estadual, todas as cidades catarinenses com mais de 200 mil habitantes contam com Departamentos Especializados em investigação de alta complexidade para melhor atendimento da população.
Na nova configuração, a cidade de Criciúma passa a dispor de três Delegacias Especializadas que compõem o Departamento. A Delegacia de Homicídios (DH/DIC Criciúma) , Delegacia de Combate às Drogas (DECOD/DIC Criciúma) e Delegacia de Repressão a Roubos (DRR/DIC Criciúma). O Departamento prossegue sendo dirigido pelos Delegados Yuri Miqueluzzi e João Westphal
Atualmente, a unidade DIC de Criciúma está entre as mais produtivas de Santa Catarina.
No corrente ano, de todas as unidades da Polícia Civil no Estado, aparece em 5º lugar geral em cumprimentos de mandados de prisões e em 6º lugar geral em cumprimentos de mandados de buscas e apreensões.