O prefeito de Siderópolis, Franqui Salvaro (PSD), foi eleito em 2020 com Adriano Teixeira como vice. A época, os dois em chapa pura do PSDB. No meio do caminho os dois se desentenderam e Adriano recentemente se filiou ao PDT com a possibilidade de compor em chapa de oposição com o MDB para concorrer contra Franqui em 2024. Na entrevista que concedeu ao blog no entanto, o prefeito afirma ter conversas com líderes do PDT, incluindo o deputado Rodrigo Minotto, e bate na possibilidade de o PDT estar em sua coligação para a disputa eleitoral do próximo ano.
No município, o ex-prefeito Helio Cesa, o Alemão (MDB), ensaia candidatura a prefeito com Adriano Teixeira como vice. A chapa de oposição teria o apoio de um nome de peso na cidade, o do empresário Henrique Salvaro.
Confira a entrevista do prefeito Franqui Salvaro:
Três anos de governo, 2024 é o último ano. O que o sr citaria nesses três anos como sua maior obra?
Saúde e educação sempre são os pilares de qualquer governo. Na educação estamos com 27,8% que não é gasto, é investimento, quando o constitucional é de 25% e na saúde estamos com quase 22% que o obrigatório seria 15%. Saúde e educação são as prioridades mas nós temos várias obras marcantes no município como a Praça da Matriz, uma mudança muito grande no município, hoje nós fizemos os eventos. O escritório da CSN, um marco histórico e cultural. Levamos para o antigo escritório o Conselho Tutelar, a Câmara de Vereadores, a Fundação de Meio Ambiente, Biblioteca, o museu do carvão e uma sala para a Academia de Letras.
Do seu plano de governo, o que o sr conseguiu cumprir. Já esta dentro do que o sr citou?
Na verdade o nosso plano de governo era o menor que tinha. Eu sempre digo nas entrevistas que quando iniciamos o plano de governo iniciamos em três maluquinhos que começaram a pensar e depois entrou o pessoal que já era da polícia e começaram a acrescentar, fizeram um livro para mim e eu quando comecei a olhar eu disse: isso aqui nós não vamos conseguir cumprir. E até me falaram que eu tinha que prometer porque senão não ia ganhar voto mas eu disse não, não, pode enxugar. E estávamos no gabinete há uns três meses, estava o secretário de educação e perguntaram quem tinha o plano de governo. Constatamos que dentro do que prometemos no plano de governo cumprimos 98%. Mas, muita coisa que não prometemos e vamos fazer, como o raio x que vamos instalar no município, o posto de saúde no alto Rio Maina a praças. Enfim, se formos olhar o que fizemos era para ter deixado aquilo que tinham escrito que era para fazer que seria realidade.
O sr é pré-candidato à reeleição em 2024. O sr avalia hoje que o que o sr realizou é o suficiente para que a população o queira reeleito?
Não só o povo. Se os políticos do município analisassem o que foi feito agora em três anos nenhum prefeito, nenhuma gestão, nenhum governo conseguiu fazer tanto quanto nós fizemos.
Mas como que com tantas realizações o sr não conseguiu manter o vice-prefeito. Por que?
Essa pergunta, sempre que me perguntam eu falo que ela precisa ser feita a ele. É uma pergunta que ela é diferente. Eu sempre quis trabalhar sem passar por cima de ninguém. Eu trabalho. Faço meu trabalho e eu não briguei com ninguém.
Mas então o sr está afirmando que a briga partiu dele?
Talvez não é briga. Talvez seja forma de pensar diferente. Eu penso em fazer o melhor para a população.
E o sr considera difícil concorrer contra ele?
Eu não sei, ele está querendo ser vice do Alemão, é um cara bom, acho que tem que ir, a política é aberta não é porque estávamos do mesmo lado e agora ele decidiu sair do nosso lado e ir para o outro lado… ou talvez, venha para o nosso lado. Ele foi para o PDT e o PDT ainda não decidiu para onde ele vai. Então, ele estando no PDT pode ser que o PDT esteja conosco e ele também esteja nos apoiando.
Além do PDT, com quais outros partidos o sr está conversando para alianças para 2024?
Eu sou o que menos conversa. Eles dizem que eu não faço política e eu digo que estou trabalhando. Com o PDT conversamos , com o PL temos conversa e o PP agora que escolheram o presidente vamos iniciar conversa com eles também.
Quem é um possível vice para o sr?
Temos vários nomes.
Por exemplo…
Eu não vou citar, tem vários nomes. O vice é muito importante, temos que pensar bem. Muitas vezes os partidos não vão dar o nome que queremos…
Qual o partido pode ser seu vice?
Nós podemos criar alguém no PL que seja nosso vice, nós podemos ter o PDT. Podemos conversar com o PP…O que disser hoje aqui dentro do município que tem alguém que vai ser vice vai estar mentindo.
Mas o sr há de convir que depois do que aconteceu com o sr e o vice, o vice estando no PDT dificilmente o PDT vai estar com o sr…
Eu não enxergo assim. Eu conversei com as pessoas do PDT, tenho conversa com o deputado que quando ele foi para o PDT foi conversado que o partido poderia estar comigo. Na política já vimos muita coisa e já dizia o velho e bom Luiz Henrique que só não tinha visto boi voar. O PDT pode ter chapa pura, pode compor. O MDB pode ser vice de alguém… está aberto.