A deputada federal Geovânia de Sá (PSDB), vai “baixar”uma mina em Criciúma no dia 2 de outubro. O motivo é a relatoria de projeto que visa repor a aposentadoria especial para categorias como os mineiros, modificada com a Reforma previdenciária .
O projeto que tramita na Câmara é do deputado Alberto Fraga e a deputada catarinense, que faz parte da Comissão de Trabalho, assumiu a relatoria. Nesta segunda-feira (11), Geovânia teve reunião com representantes dos trabalhadores de setores como mineiros, ceramistas, químicos e metalúrgicos e também do patronal.
“ Nós percebemos que essa questão da aposentadoria especial não atinge somente trabalhadores mas também os empregadores já que a mão de obra começa a ficar escassa”, explica a deputada.
Geovânia de Sá vai “baixar a mina”para ver de perto as dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores e pretende visitar outros setores como a Usina Jorge Lacerda, para verificar in loco os postos de Trabalho.
A Comissão de trabalho da Câmara analisa o projeto do deputado Alberto Fraga (PL/DF), que teve apensado um projeto de Lei complementar aprovado no senado, do senador Eduardo Braga e que trata do mesmo tema.