A nota oficial do MDB de Santa Catarina informa que a decisão sobre a ampliação da participação do partido no governo de Jorginho Mello ainda não foi tomada. Ha nos bastidores no entanto, a informação que deputados estaduais e federais do MDB teriam decidido no voto pela saída do governo de Jorginho Mello (PL). Na reunião virtual que aconteceu no fiom da tarde desta terça-feira, cinco votos a quatro para a não participação e também pela saída do Secretário de Infraestrutura Jerry Comper.
A proposta em votação, feita pelo governador ao deputado Fernando Kreling, foi a antecipada pelo site no fim da tarde desta terça-feira (21).
Trata-se da secretaria de Agricultura que seria ocupada pelo deputado federal Carlos Chiodini, da adjunta do Meio Ambiente que seria para Emerson Stein e a Fundação Catarinense de Esportes , que seria uma indicação dos deputados.
A avaliação dos nove deputados presentes a reunião virtual que aconteceu na tarde desta terça-feira (21), é que o MDB não foi de fato chamado para a mesa e a valorização por parte do governo não correspondeu ao esperado por emedebistas.
Ainda no fim do ano passado, em meio a conversas para ampliar a participação do MDB no governo de Jorginho, líderes do partido chegaram a solicitar a Secretaria da Casa Civil.
Na ocasião, receberam a informação que a secretaria seria uma indicação do prefeito de Florianópolis, Topázio Neto. Ocorre que o nome atual para ocupar a pasta é o do presidente do Detran, Kennedy Nunes, ,ligado ao governador.
De acordo com a nota, do MDB, a ausência de alguns parlamentares no encontro, incluindo a viagem para o exterior do presidente do partido, deputado federal Carlos Chiodini, acabaram prorrogando a decisão.
” A sigla continua sendo base do Governo do Estado, mas irá definir os próximos passos somente em uma reunião presencial envolvendo toda bancada, como a senadora Ivete Appel da Silveira; os deputados federais Valdir Cobalchini, Carlos Chiodini e Rafael Pezenti; além dos estaduais Antidio Lunelli, Volnei Weber, Fernando Krelling, Mauro de Nadal, Tiago Zillli, Emerson Stein e o secretário de Infraestrutura e Mobilidade Jerry Comper”, informa a nota oficial do partido.
Essa reunião será realizada somente após a retomada dos trabalhos legislativos.
Diante dos fatos no entanto, percebe-se a dificuldade de o MDB aceitar fazer parte do governo. Mesmo porque, o anúncio dos novos secretários está marcado para esta sexta-feira (24).