Desde maio, mais de 150 crianças da rede municipal de ensino em Urussanga estavam sem professores em sala de aula, um problema que gerou grande preocupação entre pais e diretores.
A situação, que se arrastava desde fevereiro, resolvida com medidas emergenciais implantadas pela Secretária de Educação, Maristela Fabro.
A complexidade do problema era agravada por uma ação do Ministério Público que impedia a contratação de novos profissionais até que as demissões de funcionários irregulares fossem resolvidas. Diante desse cenário, a secretária Maristela Fabro optou por remanejar o quadro de funcionários existente e convocar aprovados em concurso público.
Após quarenta dias de ajustes todas as vagas foram preenchidas com professores titulares nas escolas municipais.
“Eram 11 salas de aula que estavam desde fevereiro sem professores. Todo dia alguém ficava responsável por cuidar das crianças, era muito ruim para a aprendizagem das crianças”, destacou a secretária.
As escolas mais distantes do município, como a Sérgio Texeira de Santana, a Rosalino De Nez e a creche Sementinha do Futuro, na Palmeira do Meio, foram as mais afetadas. A escola Rosalino De Nez, que atende 230 alunos, tinha três salas de aula sem professores.
A diretora Amanda De Nez relatou que as coordenadoras assumiam as salas ou os professores se revezavam para não deixar as crianças desassistidas. “Agora, no final de junho, vamos conseguir estabilizar essa situação. A chegada dos professores titulares é uma alegria para nossa escola”, ressaltou a diretora.
A professora Flávia da Silva Correia, chamada pelo concurso público, começou a trabalhar em junho na creche Sementinha do Futuro. “Estou muito contente de estar sendo efetivada na escola, pois estava esperando ser chamada pelo concurso desde setembro”, comemorou a professora.
Na próxima semana, todos os professores estarão em sala de aula, pois dois ainda precisam finalizar o cadastro no setor de Recursos Humanos para iniciar a lecionar.
A Secretaria de Educação espera que, com essas medidas, a qualidade do ensino nas escolas municipais seja melhorada, proporcionando um ambiente mais estável e propício para a aprendizagem das crianças.