A informação foi repassada pelo Secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Denizar Vianna, durante audiência pública hoje para tratar sobre o tema, solicitada pela deputada federal Carmen Zanotto, do Cidadania.
30/10/2019 18:30

O medicamento Spinraza para tratamento de pacientes com Atrofia Muscular Espinhal, AME, começa a ser distribuído na próxima semana pelas secretarias de estado da saúde. A informação foi repassada pelo Secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Denizar Vianna, durante audiência pública hoje para tratar sobre o tema, solicitada pela deputada federal catarinense Carmen Zanotto, do Cidadania.

Ele explicou que a medicação chegará da Alemanha ao Brasil e começará a ser distribuída a partir da próxima semana.

Existem hoje no Brasil 960 portadores de AME, 53 somente em Santa Catarina, conforme dados do Instituto Nacional da Atrofia Muscular Espinhal.

Segundo o secretário Denizar, para ter acesso ao medicamento, serão duas formas de atendimento de acordo com a classificação da doença. “Para os pacientes com Tipo I, o contato deverá ser feito diretamente com as secretarias municipais/estaduais de saúde. Para os tipos II e III o contato deverá ser feito por meio da ouvidoria do Ministério da Saúde (telefone 136) e cada paciente cadastrado será orientado sobre qual Serviço de Referência deve procurar”, esclareceu Denizar. Existem no país 57 Centros de Referência.

A portaria do Ministério da Saúde (MS) entrou em vigor no dia 24 de outubro. Em 24 de abril o Ministério da saúde anunciou a incorporação do medicamento Spinraza pelo SUS para pacientes com o Tipo1, (Portaria nº 24), e em 11 de junho, o benefício também foi estendido aos pacientes para os Tipos 2 e 3 portadores da doença (portaria nº 1.297, de 11/06/19) com o medicamento disponível na rede pública.

Com informações e foto/Assessoria/deputada Carmen Zanotto)

Enviando Comentário Fechar :/