O pré-candidato a prefeito de Criciúma pelo PSD, Vaguinho Espíndola, tem como um de seus principais projetos, já incluso em seu Plano de Governo, a construção de um novo Centro de Especialidades Médicas no Bairro Pinheirinho. A ideia visa a aumentar a oferta de consultas e descentralizar os atendimentos, facilitando a vida dos cidadãos.
Atualmente, o Governo de Criciúma já oferece consultas com médicos especialistas no Complexo de Saúde Santo Agostinho, localizado no Distrito de Rio Maina. Nos últimos quatro anos, o número de consultas médicas com especialistas realizadas pelo município foi bastante expressivo: mais de 99,5 mil em 2021; quase 110 mil em 2022; quase 110 mil em 2023; e mais de 75 mil em 2024, até o momento, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde.
Com o novo Centro de Especialidades Médicas no Pinheirinho, conforme Vaguinho, será possível dividir a demanda que hoje é concentrada no Rio Maina e aumentar ainda mais a oferta de consultas. “Assim, com duas equipes e dois locais distintos, poderemos ofertar ainda mais possibilidades de atendimento aos cidadãos criciumenses, além de tornar mais fácil o acesso a essas consultas, já que há um terminal de ônibus no Bairro Pinheirinho que facilitaria o transporte e locomoção”, explica.
Para o pré-candidato a prefeito, investimentos na saúde não apenas reduzem a incidência de doenças e melhoram a qualidade de vida dos cidadãos, mas também geram impactos positivos em outras áreas. “Como na educação e na economia, pois fomentam uma comunidade mais saudável e produtiva. Uma saúde municipal robusta é a chave para um futuro próspero e resiliente, beneficiando tanto os indivíduos quanto a sociedade como um todo”, completa.
Investimento Municipal
Atualmente, também conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde, o Governo de Criciúma já investe recursos na ordem de, aproximadamente, R$ 2 milhões por mês em consultas e exames de média complexidade para dar vazão à fila de espera, absorvendo uma demanda que muitos municípios da região encaminham via fluxo do Governo do Estado, por meio do setor de TFD (Tratamento Fora do Domicílio).